Rio de Janeiro

Na telona

RJ: “Marighella” será exibido em condomínio do Minha Casa Minha Vida com nome do guerrilheiro

Em Maricá, sessão gratuita do filme dirigido por Wagner Moura contará com a participação de atores do elenco

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Filme "Marighella", de Wagner Moura, terá duas exibições gratuitas em Maricá (RJ) nesta terça-feira (7) - Divulgação/Marighella

Nesta terça-feira (7), a cidade de Maricá, no Rio de Janeiro, exibirá o filme “Marighella”, de Wagner Moura, em duas sessões gratuitas no Cinema Henfil e outra no Condomínio Residencial Carlos Marighella, do programa Minha Casa Minha Vida no bairro Itaipuaçu, que leva o nome do guerrilheiro que lutou contra a ditadura militar para restabelecer a democracia no país.

Leia mais: Por que, apesar do sucesso nos cinemas, "Marighella" continua com exibição restrita?

A iniciativa é parte da programação da Semana dos Direitos Humanos, que acontece de 7 a 12 de dezembro, com palestras, shows, entre outras atividades organizadas pela Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher da Prefeitura de Maricá.

Esta será a primeira vez que o Cine Henfil exibirá um longa-metragem desde a sua inauguração, em agosto de 2020. Durante esse período, as atividades no espaço ficaram suspensas devido à pandemia e somente filmes de curta-metragem chegaram a ser exibidos. 

“Esse filme é muito importante, principalmente no residencial Marighella, para que as pessoas conheçam a história do personagem que deu nome ao condomínio. Essas sessões carregam um grande simbolismo. Hoje nós vivemos em um momento conturbado na democracia, por isso é importante refletirmos sobre os acontecimentos, sobre violações aos direitos humanos para que a gente entenda o papel de cada um na sociedade”, afirma João Carlos de Lima, secretário de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher.

A primeira sessão do filme, às 14h no Cinema Henfil, será seguida de debate com a participação de três atores que fazem parte do elenco, Bella Camero, Pastor Henrique Vieira e Jorge Paz. Com classificação etária de 16 anos, as exibições terão controle de público, e seguirão os protocolos de segurança para covid.  Ao todo, 200 ingressos foram distribuídos ao público por meio de sorteio realizado na página da prefeitura no Instagram.

No filme, comandando um grupo de jovens guerrilheiros, Marighella tenta divulgar sua luta contra a ditadura para o povo brasileiro, mas a censura desacredita a revolução. Seu principal opositor é Lúcio, policial que o rotula como inimigo público. O ator e cantor Seu Jorge interpreta Marighella. A direção é do ator Wagner Moura.

Serviço

Sessões do filme "Marighella" em Maricá

Terça-feira (7)

14h e 19h - Cinema Henfil (R. Alferes Gomes, 390 - Centro, Maricá)

19h - Residencial Minha Casa Minha Vida Carlos Marighella, em Itaipuaçu.

Edição: Clívia Mesquita