Rio Grande do Sul

Educação Pública

Movimento em Defesa do Instituto de Educação convida para audiência sobre futuro da escola

Audiência Pública na Comissão de Educação da ALRS vai debater os diferentes projetos para o futuro do prédio histórico

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Movimento em Defesa do IE luta pela garantia do restauro do prédio, que está parado desde 2019, e pela manutenção do local como escola pública - Divulgação

Acontece nesta sexta-feira (3), às 9h30, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS, uma audiência pública para debater o futuro do Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE), escola estadual localizada em Porto Alegre. O evento será transmitido ao vivo pela TV ALRS.

A audiência foi protocolada pelo mandato da deputada Sofia Cavedon (PT), a pedido do Movimento em Defesa do Instituto de Educação, e terá como tema "Em defesa do projeto integral do prédio como escola pública". A audiência vai tratar da retomada das obras do prédio, além de comparar os projetos da comunidade escolar e o do governo para a escola.

Segundo afirma comunicado do Movimento, a Secretaria de Educação (Seduc) contratou, em 2012, uma empresa mediante licitação para execução do projeto de restauro do IE. Em paralelo, se juntaram na empreitada profissionais da Secretaria de Obras e Habitação (SOP) e membros da comunidade escolar, para elaborar e aprovar o projeto.

O projeto que foi aprovado contemplou o objetivo de qualificar integralmente o prédio da escola, mantendo o caráter público da instituição. Em 2014, a Seduc encaminhou o projeto de restauração e encaminhou a licitação para executar a obra. Entretanto, segundo afirma o Movimento, o governo lançou um novo projeto para o prédio, desrespeitando o tombamento do prédio pelo Instituto Histórico e Artístico do Estado (IPHAE).

"O governador Eduardo Leite (PSDB), numa atitude unilateral, sinaliza seu desapreço pela educação, pela história da escola, pela sociedade porto-alegrense e gaúcha e pelos profissionais e técnicos e envolvidos nesse processo de restauro", afirma o comunicado que convida para a audiência.

O Movimento reforça ainda que foram frustradas as tentativas de dialogar com o governo sobre o redirecionamento do projeto, apesar de toda a articulação da Comissão do Restauro, Círculo de Pais e Mestres e Conselho Escolar. Nesse sentido, explicam, é que foi criado o Movimento, que conta com representantes de pais e responsáveis, estudantes, ex-estudantes, outras entidades educacionais, centrais sindicais e representantes parlamentares.


Audiência pública vai debater os projetos da comunidade e do governo para o futuro do Instituto de Educação / Reprodução


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira