Rio de Janeiro

últimas notícias

Pela primeira vez desde o início da pandemia, estado RJ tem risco muito baixo para covid

O 58º do Mapa de Risco mostra que ainda existem regiões do estado em amarelo, com risco baixo de contaminação

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Aterro pandemia
Levantamento mostra uma queda de 33% no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) - Tomaz Silva/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (26) foram divulgados dados que mostram pela primeira vez desde o início da pandemia de covid-19 no país, o estado do Rio de Janeiro operando com a bandeira verde, utilizada para se referir ao risco muito baixo de transmissão. A classificação é do 58º do Mapa de Risco, divulgado pelo governo estadual. 

Leia também: ''Este ano tem que acabar'': medo de contágio e outras marcas da pandemia

O levantamento mostra uma queda de 33% no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de 46% nos óbitos causados pela doença. A análise compara as semanas epidemiológicas 7 a 13 de novembro e de 24 a 30 de outubro.


O mapa do estado aponta que as cidades das regiões Serrana e Metropolitana I e II tem bandeira verde / Divulgação

O mapa do estado detalhado aponta que as cidades das regiões Serrana e Metropolitana I e II tem bandeira verde, enquanto o restante ainda estão marcados com a bandeira amarela, que significa risco baixo. 

A Secretaria estadual de Saúde explicou, em nota, que os registros desses municípios permitiram que o estado, como um todo, tenha avançado para a bandeira verde.

Mesmo com a melhora nos índices, o órgão destacou à imprensa que a população deve estar atenta para as datas de aplicação da segunda dose e da dose de reforço da vacina contra a covid. Também sobre a importância dos cuidados para evitar a contaminação, como uso das máscaras, álcool em gel e distanciamento social. 

Edição: Mariana Pitasse