Paraná

Mobilização

Jornada de Lutas mobiliza ações de denúncia contra os agrotóxicos em todo o país

Entre 27/11 e 11/12, serão realizados festival cultural, seminários, lançamentos de livros e ações de agitação

Curitiba (PR) |
As ações marcam o Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos, 3 de dezembro - Foto: Divulgação

O Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos (3 de dezembro), neste ano, será marcado por uma Jornada de Lutas de 27 de novembro a 11 dezembro, em todo o Brasil. Com festival, seminários, lançamentos de livros e ações de agitação, a iniciativa da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida quer ampliar a denúncia sobre o aumento do uso de venenos no país.

A mobilização dá continuidade às mobilizações contra o símbolo do agronegócio e pretende atingir diferentes públicos, desde quem produz agroecologia, passando pela diversidade de organizações que formam a Campanha Permanente, até segmentos ainda não familiarizados com a luta contra os agrotóxicos.

A Jornada marca o Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos, que tem como origem o crime ocorrido em Bhopal, na Índia, em 1984, quando 27 toneladas do gás isocianato de metila vazaram de uma fábrica de agrotóxicos da empresa estadunidense Union Carbide. Cerca de 2,2 mil pessoas morreram na hora e quase 600 mil foram afetadas ao longo dos anos, segundo a Campanha Internacional por Justiça em Bhopal.

Os agrotóxicos seguem fazendo vítimas em todo o mundo, e no Brasil ganharam ainda mais espaço durante o governo Bolsonaro. Foram 1.456 novos agrotóxicos liberados desde o início da gestão, em 2018. O Projeto de Lei 6299/2002, conhecido como “Pacote do Veneno”, foi parcialmente imposto pelo Decreto Presidencial 10888/2021, e o governo segue “passando a boiada” sobre a biodiversidade, os bens naturais e a saúde humana.

Cinco eixos fazem parte das propostas de ação da Jornada de Lutas. Confira abaixo algumas:

"Aqui não usamos veneno"

Comunidades, cooperativas, escolas, roçados comunitários, coletivos e hortas urbanas devem inaugurar placas “Aqui não usamos veneno” em seus espaços de produção. A ação tem o objetivo de envolver diretamente camponeses, camponesas e produtores e produtoras agroecológicos e orgânicos, do campo e da cidade.

A Campanha Permanente confeccionará uma remessa de placas, que serão enviadas pelos Correios. Os pedidos devem ser feitos o quanto antes, pelo e-mail [email protected] e/ou pelo contato de WhatsApp: (41) 99676-5239.

Seminários das grandes regiões

Serão encontros virtuais de fortalecimento das articulações regionais da Campanha Contra os Agrotóxicos, que ganharam força ao longo deste ano na luta contra o Pacote do Veneno. Cada grande região definirá o tema específico e a programação, conforme as realidades locais. Todos acontecerão via plataforma Zoom, com transmissão pelo YouTube e Facebook da Campanha e organizações realizadoras.

Festival Nacional contra os agrotóxicos

Será realizado no Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos, 3 de dezembro, em formato online. O objetivo é trazer a denúncia, por meio da música, da poesia, do grafite e da diversidade de expressões artísticas.

*Com informações da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

Edição: Lia Bianchini