Rio Grande do Sul

20 DE NOVEMBRO

Dia da Consciência Negra vai ter luta nas ruas por Fora Bolsonaro Racista em 4 cidades do RS

Movimento negro e Campanha Nacional Fora Bolsonaro se unem pelo Brasil com as pautas antirracista e antifascista

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em Porto Alegre, Marcha Independente Zumbi Dandara inicia às 15h30 no Largo Glênio Peres - Elineudo Meira/@fotografia.75

O Dia Nacional da Consciência Negra, que completa 50 anos neste sábado, 20 de novembro, será de luta nas ruas por justiça racial e contra as políticas genocidas do presidente Jair Bolsonaro em diversas cidades do país e no exterior. No Rio Grande do Sul, pelo menos quatro cidades já confirmaram manifestações.

Os movimentos que organizam os atos de 20 de novembro, como a Coalizão Negra por Direitos, entraram em consenso com as entidades que integram a Campanha Nacional Fora Bolsonaro, sob o mote #ForaBolsonaroRacista. A unificação das lutas tem também pautas como a geração de emprego decente, pelo fim da fome e da miséria e contra a política econômica do governo Bolsonaro.


Marcha em Porto Alegre inicia às 15h30 / Reprodução

Em Porto Alegre, será realizada a Marcha Independente Zumbi Dandara, que retorna às ruas da Capital diante do avanço da vacinação, após ter sido suspensa em 2020 por conta da pandemia de covid-19. A concentração terá início as 15h30, no Largo Glênio Peres, e a caminhada seguirá até o Largo Zumbi dos Palmares. O ato vai lembrar a morte de Beto Freitas, assassinado na véspera do 20 de novembro de 2020 por dois seguranças de uma unidade do supermercado. A organização reforça a orientação por uso de máscaras e álcool gel, além do distanciamento.


Assentamento 20 de Novembro celebra 15 anos de resistência / Reprodução

Ainda dentro das atividades de luta do 20 de novembro na capital gaúcha, o Assentamento 20 de Novembro, localizado no bairro Floresta, promove uma programação em celebração aos 15 anos de resistência do local. As atividades iniciam às 9h, com mutirão de graffiti, aula, apresentações culturais, abraço ao Assentamento e concentração para a marcha da cidade.


Em Novo Hamburgo, ato está marcado para as 10h / Reprodução

Em Novo Hamburgo, Região Metropolitana de Porto Alegre, foi confirmada a manifestação contra o racismo, por vida digna e fora Bolsonaro. Inicia às 10h, na Praça do Imigrante, no centro da cidade.


Em Pelotas, marcha inicia às 9h30 / Reprodução

Em Pelotas, no Sul do estado, ocorre a Marcha Griô Sirley Amaro. A atividade de Consciência Negra pela história e ancestralidade inicia às 9h30, no Altar da Pátria (Av. Bento Gonçalves) e segue em caminhada até o Mercado Central da cidade.

Durante o sábado, a página do Brasil de Fato RS se une em rede a um grupo de veículos independentes do estado para transmitir ao vivo os atos no Rio Grande do Sul e acompanhar os principais destaques da mobilização pelo país.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko