Rio de Janeiro

MEDIDAS PROTETIVAS

Município do Rio mantém obrigatório o uso de máscaras em locais fechados

A previsão era de que a capital flexibilizaria a proteção quando atingisse 75% da população vacinada contra a covid-19

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Atualmente, só pode flexibilizar o uso das máscaras em ambientes abertos os municípios que atinjam a cobertura de 65% da população total vacinada - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O uso de máscaras em locais fechados e em transportes públicos na cidade do Rio de Janeiro segue obrigatório. A previsão era de que o município flexibilizaria a medida quando atingisse 75% da população vacinada contra a covid-19. No entanto, em decreto publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira (12), o prefeito Eduardo Paes (PSD) optou por não alterar a lei.

Além da questão das máscaras, o decreto assinado por Paes também revoga a resolução elaborada em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de janeiro que determinava medidas variáveis de proteção à covid de acordo com os estágios de risco estabelecidos para cada território do município. 

Cobertura Vacinal

A cidade do Rio tem 72,9% da população total com as duas doses ou a dose única. Nesta conta entram as crianças, que não foram vacinadas. Quando o recorte é no público-alvo da campanha de vacinação - população maior de 12 anos -, o Rio tem 85,1% de cobertura vacinal. Entre os adultos - maiores de 18 anos -, o índice pula para 92,7%.

Leia mais: Fiocruz alerta para risco em retomada de eventos com a cobertura vacinal abaixo dos 80%

Atualmente, só pode flexibilizar o uso das máscaras em ambientes abertos os municípios que atinjam a cobertura de 65% da população total vacinada. Ainda não há regras definidas sobre uma flexibilização em locais fechados. A Secretaria Estadual de Saúde, porém, só deve se reunir para debater o tema no dia 19 de novembro.

De acordo com a última atualização do mapa de risco do Painel Coronavírus do estado, divulgada em 4 de novembro, todas as regiões encontram-se com risco baixo ou muito baixo de transmissão de covid-19.

*Com informações do Extra e O Dia
 

Edição: Jaqueline Deister