Rio de Janeiro

Em debate

Em Maricá (RJ), Curso de Realidade Brasileira pretende formar e dialogar com a juventude

Além de interpretar a realidade brasileira, projeto aposta no trabalho de base para contribuir na organização dos jovens

Rio de Janeiro |
O curso é uma oportunidade para conhecer a obra de grandes pensadores e a atual conjuntura do país
O curso é uma oportunidade para conhecer a obra de grandes pensadores e a atual conjuntura do país - MST

Debater a formação política e social do Brasil é o objetivo do Curso de Realidade Brasileira que chega pela primeira vez a cidade de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O projeto será voltado para a juventude com atividades em formato híbrido, presenciais e online, até fevereiro.

A aula inaugural do curso, que acontece nesta sexta-feira (12), traz o tema “Conjuntura e construção de um projeto popular”, com João Pedro Stédile, dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Washington Quaquá, vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT); deputada estadual Zeidan (PT-RJ); e Gilberto Carvalho, ex-ministro do governo Lula.

Leia também: Programa de TV que valoriza a experiência de jovens da periferia do Rio estreia em novembro

Para além de compreender e interpretar a realidade brasileira, o curso aposta no trabalho de base para contribuir na organização dos jovens em seus territórios. Ao longo das etapas, serão trabalhados temas como a economia política, a questão urbana e agrária e a formação social do povo brasileiro.

“Vamos trabalhar a educação popular e o método do trabalho de base. O Curso de Realidade Brasileira vai ajudar a qualificar os jovens militantes que estão se articulando. Ao final do curso, vamos apontar novos horizontes e desafios na perspectiva de um projeto popular, especialmente tratando da realidade do município”, explica Vanderlúcia de Oliveira, coordenadora do Curso de Realidade Brasileira, do setor nacional de formação do MST e da Escola Nacional Florestan Fernandes. 

Para Vanderlúcia, nesse processo, é fundamental dialogar com grandes teóricos brasileiros do passado para lidar com os dilemas atuais. “Buscar nos pensadores como Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Clovis Moura, e tantos outros, que estudaram os problemas do Brasil no seu tempo contribui para olhar os problemas da atualidade de forma mais profunda e estrutural, que nos embasam e dão fundamento”, completa.

Leia mais: No coração da Lapa, Armazém do Campo RJ serve almoço com cardápio agroecológico aos sábados

A proposta é que as duas turmas, uma formada pelo Movimento Popular da Juventude (MPJ), que teve início em outubro, e outra de militantes do PT de Maricá, sejam divididas em núcleos de base para atuar nas periferias onde a juventude já se auto-organiza. O Curso de Realidade Brasileira é uma realização do MST, da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), e da Fundação Perseu Abramo.

A última turma do Curso de Realidade Brasileira aconteceu em 2019 no Armazém do Campo RJ, reunindo movimentos populares na capital fluminense. Em Maricá, o projeto é um dos legados de Joaquin Piñero, militante do MST que faleceu este ano, para ampliar a formação no município onde atuava em diversos projetos.  

Em 1999, o projeto teve início vinculado à “Marcha Nacional por um Projeto Popular para o Brasil”, quando milhares de trabalhadores marcharam do Rio de Janeiro à Brasília para pensar um pensar um novo projeto de país. Desde então, o Curso de Realidade Brasileira formou mais de 150 turmas em parceria com escolas e universidades.

Edição: Clívia Mesquita