Rio Grande do Sul

MEMÓRIA

Concurso Rovílio Costa coloca em livro histórias de famílias italianas que povoaram o Brasil

Podem concorrer quaisquer pessoas, desde que os textos inscritos sejam inéditos; inscrições vão até este sábado (13)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Textos selecionados serão publicados em livro pela EST Edições com lançamento e sessão coletiva de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre de 2022 - Reprodução

Com o objetivo de incentivar a preservação da história das famílias italianas que emigraram para o Brasil, com ênfase na publicação de textos, a Edições EST promove o 7º Concurso Rovílio Costa – História de Famílias Italianas no Brasil. Podem concorrer quaisquer pessoas, desde que os textos inscritos sejam inéditos, em língua portuguesa, italiana ou algum dialeto italiano e versem sobre a História das Famílias Italianas no Brasil.

As inscrições vão até este sábado, dia 13 de novembro. Os textos selecionados serão publicados em livro pela EST Edições com lançamento e sessão coletiva de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre de 2022.

O concurso já lançou seis publicações, contando mais de 140 histórias e movimentando centenas de famílias, que resgataram, através de pesquisas, suas ascendências para futura memória. É coordenado pela Editora Est e pela advogada e tradutora pública Claudia de Ávila Antonini, que é também a idealizadora do concurso.

Claudia recorda com carinho de Rovílio Costa, editor e escritor que trilhou o caminho de preservar as histórias das famílias italianas que povoaram o Brasil. A editora do autor, falecido em 2009, publicou mais de 2 mil títulos que contam a história das muitas imigrações, sempre com ênfase nas famílias e costumes, reconstruindo raízes e transformando anônimos em protagonistas de sua própria história.

“Em 2009, quando ele faleceu, poucos anos após ele ser patrono da feira do Livro de Porto Alegre, eu estava na Itália, pois meu escritório atende também em Roma, no reconhecimento da cidadania italiana”, recorda Claudia. Foi quando surgiu a ideia de preservar o legado de Rovílio e seguir contando as histórias através do concurso, ideia apoiada pelo então do autor, Paulo Suliani, também já falecido.

Memórias fortalecem raízes


Rovílio Costa foi editor e escritor que trilhou o caminho de preservar as histórias das famílias italianas que povoaram o Brasil / Foto: Divulgação

A idealizadora do concurso recorda de uma frase de Rovílio que motiva seguir contando as histórias: “Documentos, registros, nomes e datas são o esqueleto da história, o que precisamos é preencher o máximo possível esse esqueleto com a carne do relato cotidiano”. “E é o que a gente faz com o concurso e pretendemos continuar fazendo”, afirma.

Claudia conta que as famílias sempre saem transformadas da experiência. “Nós somos plantas arrancadas da nossa terra, como todos os imigrantes que por um motivo ou outro tiveram que fazer esse percurso, e a gente fica com raízes frágeis, então preenchendo essa lacuna a gente se fortalece”, avalia.

Claudia finaliza contando que o prazo se encerra neste sábado, mas deixa uma dica: “A gente quase sempre prorroga porque aparece gente pedindo no último dia”.

Confira o regulamento completo no blog concursoroviliocosta.blogspot.com e na página do Facebook rovilio.costa.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa. 

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko