Rio de Janeiro

Homenagem

No Rio, projeto homenageia profissionais da saúde por meio de serenatas musicais online

"Conexão do bem" é transmitido no YouTube e dividido em episódios que contam a história de diferentes profissionais

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Nos episódios, que vão ao ar todas as sextas-feiras, os profissionais respondem a um prontuário afetivo - Reprodução

No último mês de outubro, um projeto teve início com o objetivo de enaltecer e parabenizar todos os profissionais de saúde, que estiveram na linha de frente contra a covid-19 desde o ano passado. Chamado de “Conexão do Bem - Novos Territórios”, é desenvolvido em formato de serenatas musicais, por meio online, com a participação dos profissionais homenageados.

Leia também: Pesquisadoras da Fiocruz apresentam estudo sobre desafios na Atenção Primária à Saúde

O projeto é transmitido como um programa semanal no canal do YouTube do “Conexão do Bem” e dividido em episódios que contam a história de diferentes profissionais da saúde de unidades hospitalares e de atendimento da cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana, como o Hemorio, o Hospital Federal de Bonsucesso, o Hospital Federal da Lagoa e o Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Nos episódios, que vão ao ar todas as sextas-feiras, os profissionais respondem a um prontuário afetivo com perguntas sobre seus gostos, lembranças e ideias. A partir dessas respostas individuais a equipe do “Conexão do Bem” prepara uma serenata musical que chega virtualmente, no meio do dia de trabalho. 


A equipe do “Conexão do Bem” prepara uma serenata musical que chega virtualmente, no meio do dia de trabalho / Reprodução

“Uma das perguntas que fazemos para conhecer mais os profissionais de saúde é ‘que tipo de festa você gostaria de ir quando acabar a pandemia?’ e uma médica respondeu, certa vez, que gostaria que fosse ‘uma festa de confraternização com a equipe do hospital que tem lutado arduamente’”, conta Laura Araújo, cofundadora do projeto.

Os programas vão ao ar até março do próximo ano, por meio virtual. A ideia é que passem a ser presenciais a partir do próximo ano, mas ainda sem data para mudança de formato. Segundo Laura, a opção virtual foi uma forma de se mostrarem presentes.

“A gente quis dar um jeito de estar presente. Sabíamos que o encontro virtual daria um calor no coração, mas a emoção de homenagear os profissionais de saúde foi imensa! Muito emocionante ver a pessoa homenageada cantando com a gente através da tela”, complementa.

Edição: Mariana Pitasse