Ensino superior

Saiba como consultar o local da prova do Enem 2021

Uma dica é conhecer o local de prova antes dos dias do exame, em 21 e 28 de novembro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

No total, 3.109.762 candidatos farão a prova, o menor número desde 2005 - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que está disponível no cartão de confirmação de inscrição, pode ser consultado desde a última quarta-feira (3).

A Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), disponibiliza o endereço cadastrado para cada estudante realizar o exame. Para isso, basta inserir o CPF e a senha cadastrada durante a inscrição. 

Uma dica é conhecer o local de prova antes dos dias do exame, marcados para 21 e 28 de novembro. Ir até o espaço previamente e procurar saber qual é o percurso mais tranquilo para chegar é uma boa opção.  

Governo complicando

No total, 3.109.762 candidatos farão a prova, o menor número desde 2005. Isso porque o governo federal havia proibido a gratuidade do exame para aqueles que se inscreveram na condição de isenção de taxa, mas não compareceram na edição anterior.  

Artigo | Universidade para poucos: o ministro da Educação e o preconceito de classe

O valor da taxa de inscrição no Enem é de R$ 85 e, pelas regras do primeiro edital, quem teve direito à isenção no Enem 2020, mas faltou à prova, só poderia obter nova gratuidade no Enem 2021 se conseguisse justificar a ausência.

As justificativas precisavam ser comprovadas documentalmente, bem como se encaixar nas hipóteses previstas, que incluíam situações como acidentes de trânsito, morte de familiar, emergências médicas e assaltos, entre outras. 

STF intervindo  

No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que, em razão da pandemia de covid-19, as provas do ano passado foram aplicadas em um contexto de anormalidade, e a exigência de comprovação documental para os ausentes viola diversos preceitos fundamentais, entre eles o do acesso à educação e o de erradicação da pobreza.

Além disso, a obrigação imposta pelo edital penaliza os estudantes que fizeram a “difícil escolha” de faltar às provas para atender às recomendações das autoridades sanitárias de evitar aglomerações. 

Quem estivesse com covid-19 ou tivesse contato com alguém infectado também poderia apresentar essa justificativa. Mas o candidato que faltou somente pelo medo de contaminação, por exemplo, ou que não pudesse comprovar com documentos nenhuma outra razão para a falta, não estaria coberto pela gratuidade na edição do exame deste ano.  

::Há cem anos, nascia Paulo Freire: conheça a trajetória do patrono da educação brasileira::

O STF, então, determinou a reabertura das inscrições para quem perdeu a gratuidade da taxa de inscrição. Com isso, 280.145 estudantes realizarão a avaliação em 9 e 16 de janeiro de 2022, no mesmo período da prova para adultos privados de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa (Enem PPL). 

Prova

Independente da data, a prova será composta da seguinte maneira: 

1º dia: 45 questões de Linguagens e Códigos; redação; 45 perguntas de Ciências Humanas 

2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 perguntas de Matemática 

Horários

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, já as provas serão distribuídas às 13h30 (horário de Brasília) e o gabarito costuma ser divulgado três dias úteis após o último domingo de provas. 

Edição: Daniel Lamir