Rio de Janeiro

ELEIÇÕES 2022

No RJ, Freixo e Lula lideram pesquisa de intenção de voto para governador e presidente

Reprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro pela população fluminense é de 51%, aponta instituto Quaest

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Freixo Lula
Partidos de pré-candidatos, PSB e PT conversam sobre alianças nos estados em 2022 - Ricardo Stuckert

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB) lidera a pesquisa de intenção de voto do instituto Quaest para o governo do estado do Rio de Janeiro. As eleições ocorrerão em outubro de 2022 e o Quaest entrevistou 1.804 pessoas de forma presencial em todo o estado entre os dias 22 e 26 de outubro.

Leia mais: Eleições do RJ estarão sob influência de Lula e Bolsonaro, aponta cientista político

Em um dos cenários simulados, Freixo tem 25% das intenções de voto e é seguido pelo atual governador do estado, Cláudio Castro (PL), que aparece com 16% da preferência do eleitorado. O ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) tem 7% e o candidato do prefeito Eduardo Paes (PSD), o advogado Felipe Santa Cruz (PSD), 3%.

O número de eleitores que afirmam que poderão anular ou votar em branco ainda é alto: 36%. Os indecisos são 11%. Outros 2% disseram que não iriam votar.

Outros cenários

O Quaest simulou também a entrada na disputa de Eduardo Paes, mas o prefeito do Rio já afirmou publicamente e durante a campanha municipal que não é candidato ao governo estadual e que ficará até o fim do mandato (2024) na prefeitura. 

Na corrida eleitoral, Paes tem 26% contra 19% de Freixo. Castro cai para 9%; Neves, 4%. Indecisos, brancos, nulos e os que não iriam votar somam 38%.

Leia também: “A posição de Paes vai influenciar nas eleições para o governo do RJ", afirma pesquisador

Freixo mantém índice parecido ao primeiro cenário quando a pesquisa inclui como candidato o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB). O deputado do PSB aparece com 23% e Mourão tem 17%. Castro, 12%; Neves, 6%; Santa Cruz, 3%. Votos brancos e nulos somam 30%. Indecisos e os que não iriam votar são 9%.

Presidente

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente em dois cenários simulados e é o candidato preferido da população fluminense. Lula tem 43%, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem 29%, Ciro Gomes (PDT) tem 8% e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 4%. Brancos e nulos somam 12% e indecisos, 4%.

No segundo cenário, o Quaest fez uma troca de candidatos tucanos: sai Doria e entra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Lula mantém os 43%, Bolsonaro vai para 30%. Ciro passa para 9% e Eduardo Leite tem 3% da preferência dos fluminenses. Brancos e nulos são 12% e indecisos, 3%.

Reprovação

A gestão de Bolsonaro é considerada negativa por 51% dos eleitores do Rio de Janeiro. Para 24%, a administração Bolsonaro é positiva e para 24% ela é regular. O governador Cláudio Castro é reprovado por 30% dos eleitores e tem o aval de 17%, enquanto 33% considera a gestão do estado regular e 20% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa do Quaest foi encomendada pelo jornal O Globo e tem margem de erro de 2,1 pontos percentuais, com índice de confiança de 95%.

Edição: Eduardo Miranda