Rio de Janeiro

CULTURA POPULAR

Roda de choro marca retomada cultural na zona norte do Rio no domingo (24)

Viradão Cultural Suburbano volta às ruas com programação gratuita até novembro

Rio de Janeiro |
O Reduto Pixinguinha, em Olaria, será palco da Roda de Choro do Instituto Cultural 100% Suburbano - André Barreto

Em sua terceira edição, o Viradão Cultural Suburbano volta a ocupar as ruas e praças dos subúrbios cariocas entre os dias 26 e 28 de novembro. 

Mas antes da largada, o Instituto Cultural 100% Suburbano organiza neste domingo (24) uma tradicional roda de choro, a partir das 11h, no Reduto Pixinguinha, localizado na Praça Ramos Figueira, no bairro de Olaria, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Leia mais: Roda de choro resgata Pixinguinha na zona norte do Rio

Intitulada “Batutada”, a roda presta homenagem ao histórico conjunto musical Oito Batutas que, há pouco mais de um século, sob o comando do mestre Pixinguinha, encantou plateias do Brasil e de Paris. 

O chorinho deste domingo (24) marca o início do Pré-Viradão Suburbano, que vai retomar as atividades presenciais após quase dois anos à distância. Toda programação do Viradão Cultural Suburbano é gratuita e conta com eventos ao ar livre, shows, exposições, debates, feiras de artesanato e muito mais. 

“Estamos desde o carnaval de 2020 sem chorinho no Reduto Pixinguinha. A alegria de voltar ao espaço da gente é enorme, inclusive respeitando as normas de segurança definidas pela Secretaria Municipal de Saúde”, diz Carlos Monteiro, jornalista e integrante da coordenação do Viradão Cultural Suburbano.

Criado por Lei em 2014, o Reduto Cultural do Choro Alfredo da Rocha Vianna Filho (Pixinguinha) reconhece a tradição do chorinho para a cultura popular brasileira, além de homenagear o principal ícone deste ritmo, o genial Pixinguinha, que residiu em Olaria. 

“É um projeto que temos muito carinho, além de muita importância para a região. Isso porque o subúrbio detém 80% dos moradores e apenas 20% dos equipamentos de cultura. Ocupar a rua com o chorinho, que é uma música carioca, e no subúrbio, é emocionante”, completa Monteiro.

Além da Zona Norte, o Viradão Cultural Suburbano vai se espalhar por bairros da Zona Oeste e da Baixada Fluminense, regiões não conhecidas como suburbanas pelo senso comum. A Região do Grande Méier, porém, será o principal palco do Viradão. Desta vez, o grande homenageado será Lima Barreto, que completaria 140 anos.

Confira a programação do Pré-Viradão Cultural:

24 de outubro

11h - Roda de choro na Praça Ramos Figueira, o Reduto Pixinguinha, em Olaria, Zona Norte do Rio.

30 de outubro

18h - Encontros Suburbanos com shows gratuitos no Espaço Cultural Arena Dicró (Avenida Braz de Pina, S/N, Parque Ary Barroso, Penha).

29 a 31 de outubro 

Cerzindo a Cidade, no Planetário da Gávea, com exposições, roda de choro, shows, debates, feira de artesanato e de livros. 

19 de novembro 

17h - Rua do Ouvidor, no Centro do Rio, com lançamento na Livraria Folha Seca, e roda de choro no Restaurante Toca do Baiacú.

Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais do Instituto Cultural Grupo 100% Suburbano e no site do Viradão Cultural Suburbano.

Edição: Eduardo Miranda