Rio de Janeiro

Coluna

Um Nobel político e um prêmio de amor e gratidão dos povos às Brigadas Médicas de Cuba

Imagem de perfil do Colunistaesd
Prêmio Nobel
As mais de 200 indicações vindas de mais de 35 países nos cinco continentes não terão sido suficientes para que o Comitê do Nobel ouça a mensagem enviada a ele - Reprodução
Se o Nobel está preocupado com liberdade de imprensa, por que não Snowden, Assange e Manning?

*Cuba Linda

O Comitê Norueguês do Prêmio Nobel da Paz concedeu o prêmio de 2021 a dois jornalistas, Maria Ressa e Dmitry Muratov. Assim, as mais de 200 indicações, vindas de personalidades credenciadas, membros de governos, parlamentares, universitários e detentores de prêmios Nobel, de mais de 35 países nos cinco continentes, não terão sido suficientes para que o Comitê do Nobel ouça a mensagem enviada a ele pelos povos de todo o mundo.

Por mais de 15 anos, e especialmente durante a pandemia do novo coronavírus, uma organização médica levou sua ajuda generosa a todos os cantos do planeta, salvando milhares de vidas: o Contingente Internacional de Médicos Especializados em Situações de Desastre e Epidemias Graves "Henry Reeve" de Cuba.

Em 2020, mais de 3.900 médicos e técnicos de saúde deixaram a ilha para ajudar em mais de 40 países contra a pandemia da covid-19, e mesmo no seio da Europa, os povos e todos os amantes da Justiça levantaram-se para dizer alto e bom som que ninguém merecia o Prêmio Nobel da Paz em 2021 mais do que o contingente Henry Reeve de Cuba.

Porque, como disse o deputado François-Michel Lambert em sua carta de nomeação ao Comitê do Nobel: "Com o trabalho altruísta e humanístico das Brigadas Médicas Henry Reeve, o direito à saúde é reconhecido para todos, o direito à paz baseado na solidariedade e cooperação entre povos e nações, independentemente das diferenças de sistemas políticos e respeito às culturas e tradições".

Mas o Comitê de Oslo não decidiu assim e atribuiu o prêmio à jornalista americana-filipina Maria Ressa e ao russo Dmitry Muratov por "sua corajosa luta pela liberdade de expressão" em seus respectivos países, nas Filipinas e na Rússia. Maria Ressa e Dmitry Muratov "são os representantes de todos os jornalistas que defendem este ideal em um mundo em que a democracia e a liberdade de imprensa enfrentam condições cada vez mais desfavoráveis", disse o presidente do Comitê do Nobel, Berit Reiss Andersen em Oslo.

Se o Comitê do Nobel está tão preocupado com a liberdade de imprensa, por que não se preocupar com Edward Snowden, Chelsea Manning ou Julian Assange, que está arriscando sua vida na prisão pelo direito à informação? Preferiram recompensar uma ex-jornalista da CNN, Maria Ressa, que foi homenageada especialmente pela revista Time e toda a imprensa corporativa que designa os mocinhos e os bandidos de acordo com os slogans de Washington.

Claro, e repetiremos, lançamos este apelo pela entrega deste simbólico Prêmio Nobel às Brigadas Henry Reeve de Cuba para conter a embaraçosa campanha midiática que os Estados Unidos e sua mídia acabam de lançar contra os médicos cubanos e, mais amplamente, contra Cuba.

Tínhamos poucas ilusões sobre um corpo que concedeu o Prêmio Nobel da Paz mais de uma vez a inimigos da paz e até mesmo a criminosos de verdade. Teríamos o prazer de ser agradavelmente surpreendidos, mas sem surpresa, eles preferiram desacreditar a si próprios e desacreditar mais uma vez a vontade de Alfred Nobel.

Mas a campanha pelo Prêmio Nobel das Brigadas Médicas Henry Reeve de Cuba gerou um tremendo impulso do movimento de solidariedade e de todos os amigos de Cuba no mundo que se levantaram para unir todos os seus esforços e divulgar a obra do Contingente Henry Reeve e mais amplamente o magnífico trabalho da solidariedade internacionalista da Revolução Cubana.

A campanha do Nobel promoveu e ampliou numerosas plataformas e coordenações do movimento de solidariedade com Cuba a nível internacional, e hoje continua com dois objetivos importantes: ganhar a guerra midiática contra a propaganda dirigida pelos inimigos da revolução cubana e alcançar o fim do bloqueio genocida dos Estados Unidos contra Cuba.

Como disse o presidente Díaz-Canel, "o povo há muito dá o Nobel às Brigadas".

Viva a solidariedade entre os povos!

Viva Cuba!

Equipe Cuba Linda

Tradução: Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba

**Este é um artigo de opinião. A visão dos autores não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Eduardo Miranda