Rio de Janeiro

ABUSO DE AUTORIDADE

Hospital municipal do Rio denuncia invasão do vereador bolsonarista Gabriel Monteiro à unidade

Direção do Philippe Pinel afirma que vereador portava arma na cintura e intimidou e filmou servidores

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Gabriel Monteiro
Vereador é alvo de seis investigações por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara do Rio - Reprodução

A direção do Hospital Municipal Philippe Pinel, na zona sul do Rio de Janeiro, encaminhou uma nota aos profissionais de saúde repudiando uma suposta visita inspeção do vereador bolsonarista Gabriel Monteiro com uma comitiva à unidade na tarde da última quarta-feira (6). O hospital afirma que houve intimidação e constrangimento de servidores.

Leia mais: Pesquisa expõe sentimento bolsonarista: teorias conspiratórias, idolatria por armas e pelos EUA

Gabriel Monteiro chegou acompanhado de homens vestidos de preto e outros com roupas camufladas portando câmeras e gravando de forma indevida e sem autorização funcionários do hospital no exercício de suas funções. Segundo a direção do HMPP, o vereador estava portando uma pistola em sua cintura, escondida por baixo da roupa.

Nas redes, movimentos pela saúde popular, como o Nenhum Serviço de Saúde a Menos, se manifestaram contra a atitude de Gabriel. O vereador Reimont (PT) que a Câmara Municipal do Rio "precisa se reunir e revisitar a atribuição dos vereadores,  parece que não está claro". Reimont repudia a "inspeção" do vereador do PSD.

Gabriel Monteiro é alvo de outras seis condutas tidas como inadequadas no Conselho de Ética da Câmara Municipal e que são investigadas como possível quebra de decoro parlamentar. O vereador, que é policial militar e "youtuber", é conhecido por filmar ações e publicá-las em suas redes para seus seguidores, obtendo assim retorno financeiro com os conteúdos que posta.

Leia também: Ministério Público Federal pede condenação do deputado Daniel Silveira por ataques ao STF

O Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) já denunciou o vereador em outras situações por abuso de autoridade ao invadir hospitais da rede municipal sem consentimento das respectivas direções. No auge da pandemia, o vereador também esteve em unidades exclusivas para o tratamento de covid-19 e forçou a entrada sem que estivesse utilizando equipamentos de proteção 

Em junho, o vereador se envolveu em uma confusão que também foi filmada e publicada nas redes. Na ocasião, ele fazia a inspeção em um endereço onde supostamente haveria um bingo. Nas imagens, um caminhoneiro é abordado pelo grupo de Gabriel Monteiro. Na delegacia, ele relatou que foi agredido com chutes e socos pelos homens que acompanhavam o vereador.

Edição: Eduardo Miranda