PANDEMIA

Duque de Caxias, no RJ, suspende obrigação do uso de máscaras em locais públicos

Decisão contraria comunidade científica, que recomenda uso da proteção facial para conter avanço da covid-19

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Ato 19J Rio de Janeiro
Cientistas afirmam que recomendado é que a cobertura vacinal chegue a 80% para flexibilização do uso das máscaras - Eduardo Miranda

A Prefeitura de Duque de Caxias publicou na noite da última terça-feira (5) um decreto desobrigando o uso de máscara facial para evitar a proliferação do vírus da covid-19 no território do município.

Segundo o prefeito da cidade, Washington Reis (MDB), a nova determinação leva em conta o alto número de pessoas vacinadas contra o novo coronavírus na cidade da Baixada Fluminense e os índices de casos em constante queda.

Leia também: Após estimar para novembro, Rio adianta flexibilização do uso de máscaras para este mês

O decreto afirma que “fica desobrigado o uso de máscara facial no período da pandemia do Covid-19, em local aberto ou fechado, em todo o território do Município de Duque de Caxias”.

A Prefeitura esclareceu que o caso não se aplica às pessoas que se encontrem infectadas ou com suspeita de estarem contaminadas com o vírus coronavírus durante o período de transmissão.

Duque de Caxias aplicou mais de 900 mil doses da vacina contra o coronavírus. O município informou que pouco mais de 70% da população alvo foi imunizada com a primeira dose. A segunda dose na cidade da Baixada Fluminense alcançou, até o momento, 46,8% do público alvo.

Ciência

Apesar da decisão, a comunidade científica defende o uso da proteção facial como o principal meio de conter, como proteção individual e coletiva, a transmissão do vírus que ainda está em circulação no mundo todo e não está controlado. O recomendado é que a cobertura vacinal chegue a 80% para flexibilização do uso das máscaras. 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda