Distrito Federal

Vacinação

DF antecipa segunda dose da AstraZeneca para quem está agendado até 27/10

Aplicação da D2 já começa nesta terça-feira (5); confira locais de vacinação

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Para ser vacinado, basta levar o cartão de vacina e documento de identidade com foto. - Myke Sena/Ministério da Saúde

A segunda dose (D2) da vacina AstraZeneca já pode ser antecipada para quem tem a data marcada no cartão de vacina até o dia 27 de outubro.

A imunização está disponível a partir desta terça-feira, 5. As pessoas que se encaixam nessa antecipação devem procurar o ponto de vacinação mais próximo e que ofereça o imunizante para completar o ciclo vacinal. Para ser vacinado, basta levar o cartão de vacina e documento de identidade com foto. Confira os locais de vacinação informados pela Secretaria de Saúde do DF (SES-DF):


Locais de vacinação / Divulgação

A antecipação só foi possível, segundo a SES-DF, após a chegada de 39.425 doses da vacina AstraZeneca no último fim de semana. O secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, pediu que a população contemplada vá até o posto de saúde mais próximo e complete a imunização contra a covid-19.

“Se você tem marcado em seu cartão de vacina a segunda dose da AstraZeneca até 27 de outubro procure hoje mesmo a UBS mais próxima e não deixe de se vacinar. É muito importante estar com a vacinação em dia”.

No caso dos idosos com 70 anos ou mais, a Secretaria de Saúde orienta que não deixem de tomar a dose de reforço após seis meses da segunda dose. Há pontos de vacinação específicos para atender esse público, que podem ser consultados na internet.

Nesta terça-feira (5), a cobertura vacinal no Distrito Federal está em 85,86% considerando a população vacinável, que tem 12 anos ou mais.

Profissionais da saúde

No último sábado, o Distrito Federal recebeu 64.580 doses da vacina Pfizer, sendo 10.530 doses destinadas para reforço (DR) para idosos acima de 70 anos e 53.820 doses de DR para profissionais de saúde.

O restante é reservado à perda técnica. A SES-DF ressalta que a dose de reforço será destinada somente para os profissionais de saúde que tomaram a segunda dose até o dia 31 de março de 2021.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Flávia Quirino