CARNAVAL

Portela descarta samba para 2022 que pedia "resistência ao ditador"

Polêmica na escolha do samba da escola de Madureira foi parar nos assuntos mais comentados nas redes

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Portela Carnaval
Em 2020, a escola de Madureira levou à Sapucaí a história dos índios tupinambás no Rio de Janeiro - raphael David/Riotur

A Portela escolheu na última quinta-feira (30) seu samba para o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro em 2022, mas a reação negativa da torcida foi suficiente para que a agremiação de Madureira, na zona norte da cidade, ficasse entre os assuntos mais comentados nas redes sociais e ocupasse o ranking dos cinco temas mais mencionados no Twitter.

Leia mais: Eduardo Paes afirma que Rio terá Réveillon e Carnaval em 2022

No ano que vem, a escola levará à Marquês de Sapucaí o enredo "Igi Osè Baobá", sobre o baobá, árvore milenar da África, considerada a árvore da vida e que remete à religiosidade, aos orixás e ao candomblé. O autor do samba vencedor foi Wanderley Monteiro com outros autores, mas fãs da Portela vinham acompanhando o sucesso do samba concorrente de Samir Trindade e esperavam que a letra fosse sair vencedora na disputa.

Nas redes sociais, Trindade disse que sua indignação não tem relação com o autor e com o samba concorrente e pediu que a comunidade portelense se una em torno da escola e da canção vencedora. Mas reclamou da direção atual da agremiação e sinalizou que a escolha foi política. Samir disse também que ontem "o preconceito e a inveja venceram a Portela".

Um dos trechos da letra que perdeu a disputa traz uma crítica possivelmente à política, na qual o autor afirma que "mito é Paulo Benjamin", o Paulo da Portela, um dos nomes mais importantes da escola de Madureira, e continua: "Mito é Paulo Benjamin / Por todo portelense que nos deixou / Clamo as raízes, resistência ao ditador".

"Hoje é o dia mais triste da minha trajetória como compositor, fiz de tudo o que estava ao meu alcance, dentro da minha dignidade, para vencer essa samba. Algumas pessoas que amam e colocam a Portela em primeiro lugar também tentaram me ajudar, mas infelizmente não deu. Dos sambas concorrentes, esse foi o mais aclamado e abraçado pela comunidade da Portela", afirmou o compositor.

Ouça o samba de Wanderley Monteiro, que venceu a disputa, e o samba de Samir Trindade, que vinha sendo apontado como favorito:

 

 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda