Rio de Janeiro

Coluna

Você não precisa ser socialista para apoiar Cuba; basta ser civilizado

Imagem de perfil do Colunistaesd
Desde 1962, Cuba sofre um bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos que há 29 anos é condenado pela ONU - Yamil Lage / AFP
Será possível que em mais de 60 anos não tenha havido nenhuma notícia positiva a respeito de Cuba?

*Carmen Diniz

Quanto se fala (mal) a respeito de Cuba, um país pequeno que não ameaça ninguém e que pelo contrário ainda contribui com missões médicas pelo mundo é motivo para fazer a pergunta crucial: a quem interessa essa satanização? É a pergunta que serve para inclusive os noticiários oficiais que vemos sempre. E sempre há uma resposta coerente, basta questionar.

A mesma coisa vale para a questão cubana: será possível que em mais de 60 anos não tenha havido nenhuma notícia positiva a respeito de Cuba? Em 62 anos de um governo – de qualquer governo – a população não teria se rebelado se tudo que se diz sobre Cuba fosse verdade? Não há nada de bom para se falar de Cuba em todo esse período? Se é uma ditadura, para que fazer eleições costumeiramente ? Se é uma ditadura, como a "blogueira" Yoani sai do país para falar mal de Cuba, mantém um poderoso blog e sequer é presa?

O Brasil conheceu uma ditadura e sabemos bem o que aconteceria com essa 'dissidente subversiva' aqui.

Temos além destas perguntas alguns questionamentos: por que se tenta sempre comparar Cuba com países ricos? O certo seria fazer um comparativo com países da região que tiveram histórias parecidas e colonizações "cometidas" pelos europeus. Daí sim, devemos comparar os índices de desenvolvimento humano (IDH) de Cuba com os índices da República Dominicana, Guatemala e Haiti.  

Estas comparações notadamente nunca estão presentes nos noticiários e mesmo que assim o fosse, certamente teriam que adicionar - além das semelhanças - um outro componente importantíssimo: um bloqueio criminoso que há mais de seis décadas oprime e causa graves prejuízos à vida do povo cubano. Patrocinado pelo império estadunidense com a desculpa infame de existir em função do "sistema de governo” cubano com o qual não concordariam.

 Só essa afirmação já seria ilegítima, uma vez que não cabe ao governo estadunidense aprovar ou não um governo de outro país. 

Mas imaginemos que eles realmente pensem que Cuba é uma ditadura. Neste caso poderíamos questionar o porquê de nunca terem bloqueado nossos países do cone sul quando enfrentamos ditaduras de verdade com torturados, executados e desaparecidos. Não há resposta a este simples questionamento. Sequer quando se pergunta sobre o não-bloqueio a outras nações socialistas como a China, Vitnam, Iemen ou a países sem liberdade e nesse caso, a imbatível Arábia Saudita, aliada constante do governo estadunidense. 

E será que algum aliado dos Estados Unidos possui tantas entidades de solidariedade espalhadas por todo o mundo como Cuba? Um país de governo ditatorial teria tanto apoio? Da mesma forma, não se poderia entender porque dos 193 países que fazem parte da Organização das Nações Unidas (ONU) mais de 90% votam em sua Assembleia Geral (AGNU) pelo fim do bloqueio há mais de 20 anos.

Infelizmente a AGNU não tem poder de obrigar um país a fazer algo, somente conta como uma espécie de recomendação e por isso não tem o poder de acabar com o infame bloqueio. Seria uma ingerência indesejada. Da mesma forma que o bloqueio é uma ingerência nos assuntos cubanos.

Aliado a isso, a última pesquisa feita nos Estados Unidos revela que mais de 60% dos estadunidenses apoiam o fim do bloqueio e a reaproximação com Cuba. Cabe a seus representantes fazer valer a vontade de seu povo, mas aí só compete a eles mesmos – segundo as normas da soberania e autonomia dos países minimamente civilizados. Da mesma forma, o sistema de governo de Cuba cabe só e unicamente aos cubanos decidir. 

Isso é o que diz a Carta das Nações Unidas que os diferentes países assinaram ao fundar a ONU ao fim da Segunda Guerra Mundial com a finalidade de união entre os países para promover a paz e a cooperação entre as nações. Parece bem civilizado, não é mesmo?

*Coordenadora do Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba.

**Este é um artigo de opinião. A visão dos autores não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Mariana Pitasse