Rio de Janeiro

ACELEROU

Niterói (RJ) antecipa o calendário da segunda dose da vacina contra a covid-19

A partir deste terça-feira (28), o intervalo da segunda dose do imunizante foi reduzido de 12 para 8 semanas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A antecipação das vacinas da Pfizer e AstraZeneca ocorreu após o surgimento da variante Delta - Fernando Frazão/Agência Brasil

Os moradores do município de Niterói, na região metropolitana do Rio, que tomaram a primeira dose da vacina contra covid-19 há oito semanas podem comparecer em uma das unidades de vacinação para tomar a segunda dose do imunizante a partir desta terça-feira (28). Anteriormente, o intervalo estabelecido pela prefeitura era de 12 semanas.

Atualmente, a população adulta com ciclo vacinal completo na cidade chegou a 78%. A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informou que o objetivo é acelerar o calendário para vacinar o maior número de moradores e garantir boa cobertura vacinal no município. O avanço foi autorizado pelo Ministério da Saúde.

Leia mais: Niterói (RJ) apresenta plano de flexibilização e retomada das atividades no município

A antecipação das vacinas da Pfizer e AstraZeneca ocorreu após o surgimento da variante Delta, que tem um poder de transmissibilidade maior do que as anteriores e obrigou a mudança da estratégia de combate à covid-19.

O município também reduziu o intervalo da dose de reforço de seis para três meses após a segunda dose. A ideia é permitir que todos os maiores de 70 anos sejam imunizados nas próximas semanas. 

Para receber o reforço, os idosos devem comparecer a um dos nove postos de vacinação disponíveis munidos de comprovantes da primeira e da segunda doses, documento de identidade e comprovante de residência em Niterói.
 

 

Edição: Jaqueline Deister