Rio de Janeiro

RECONHECIMENTO

Sítio Burle Marx se torna Patrimônio Cultural do Estado do Rio

Em julho deste ano, o local foi escolhido como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas (ONU)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Propriedade foi doada ao governo federal em 1985 e funcionou como um verdadeiro laboratório de experimentações de Marx - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O governador do Rio, Claudio Castro (PL), sancionou a lei 9.417/21, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), que reconhece o Sítio Burle Marx, em Barra de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, como Patrimônio Cultural do Estado. A lei prevê que o Poder Executivo poderá realizar ações e convênios para financiamento de obras e ações de manutenção da propriedade.

O sítio, que ganhou o título de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em julho deste ano, é um banco com 3,5 mil espécies de plantas, 50 descobertas pelo paisagista, que organizou expedições e projetou jardins de várias capitais do Brasil e também de outros países. Burle Marx viveu por 20 anos no local, onde criou o conceito de jardim tropical moderno, rompendo com a tradição de jardins clássicos e românticos do século XIX e início do XX.

A propriedade foi doada ao governo federal em 1985 e funcionou como um verdadeiro laboratório de experimentações de Marx, que também foi artista plástico, pintor, escultor, designer de joias, figurinista, cenógrafo, ceramista e tapeceiro. Gerido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o centro cultural recebe, em média, 30 mil visitantes por ano. 

Edição: Jaqueline Deister