Rio Grande do Sul

Conflito

Militante do PSOL registra B.O. relatando agressão da vereadora Comandante Nádia (DEM)

Caso aconteceu neste domingo (26), em atividade da prefeitura de Porto Alegre realizada no Parque do Redenção

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Matheus Vicente acompanhado de Tamyres Filgueira, após o registro do Boletim de Ocorrência em que relata agressão sofrida pela vereadora Comandante Nádia (DEM) - Reprodução

Durante uma atividade promovida pela prefeitura de Porto Alegre, neste domingo (26), que lançou a programação comemorativa ao aniversário de 250 anos de Porto Alegre, uma confusão acabou em registro de boletim de ocorrência (B.O.). O evento, que aconteceu no Parque da Redenção, contou com a presença do prefeito Sebastião Melo (MDB) e de diversos parlamentares, além de um grupo de cerca de 40 manifestantes que protestaram de forma pacífica contra a atual gestão.

Segundo relato colhido pela reportagem, em um momento de tensão entre apoiadores do prefeito e manifestantes, a vereadora Comandante Nádia (DEM) se aproximou e desferiu um tapa que rasgou o cartaz e atingiu o rosto de um manifestante, chamado de Matheus Vicente, que é filiado ao PSOL.

Após esse momento de tensão, a Guarda Municipal armou um cordão de isolamento para dividir os públicos e evitar mais confrontos. Após o ocorrido, Matheus registrou o BO no Palácio da Polícia. Segundo nos informou, o processo será encaminhado à 10° Delegacia de Polícia.

Pouco antes das 14h desta segunda-feira (27), entramos em contato com a assessoria da vereadora para termos a sua versão do fato, através do número de WhatsApp informado na conta do Facebook da própria Comandante Nádia. Até o momento da publicação desta matéria, não havíamos recebido resposta.

Atualização (1/10): Na noite do dia 30/9, recebemos uma mensagem da assessoria da vereadora, afirmando: "A respeito do assunto, já me manifestei em plenário ontem, dia 27/09. Acho que a respeito do mérito, não tenha mais o que ser falado". De acordo com as notas taquigráficas da Câmara Municipal de Porto Alegre, a vereadora Comandante Nádia afirmou que as manifestações que estavam sendo feitas não cabiam naquele momento e que estavam sendo estimuladas por um vereador da Casa.

Afirmou que, durante a manifestação, foi pedir aos presentes que fossem para o lado do palco e que, enquanto isso acontecia, "um homem, que se diz estudante, pega o cartaz e enfia no meu rosto". Ainda, num segundo momento, depois que a vereadora teria abaixado o cartaz,, afirmou que "o rapaz [...] botou novamente, o cartaz na minha cara. Óbvio que baixei, e rasgou-se o cartaz".

Sobre o boletim de ocorrência registrado (que reproduzimos abaixo), Nádia afirmou que ele contém "uma versão, totalmente esdrúxula, totalmente mentirosa".


Foto do Boletim de Ocorrência registrado na Polícia Civil, onde há o relato de agressão / Reprodução

Segundo relata Matheus, ele foi até a Redenção junto de outros colegas estudantes para apoiar a manifestação organizada pelos trabalhadores municipários e protestar contra a iniciativa da atual gestão que visa retirar a meia passagem dos estudantes. Contou que, após o início do discurso do prefeito, os manifestantes se deslocaram até a frente do palco para fazer a manifestação. Quando isso aconteceu, relata que alguns apoiadores do prefeito contestaram a ação, ao mesmo tempo que os manifestantes argumentaram que era um protesto pacífico, no que percebeu a aproximação da vereadora Comandante Nádia.

Matheus afirma ter se colocado com o cartaz na frente da vereadora para proteger uma das manifestantes, chamada Tamyres Filgueira, pois acreditou que esta seria agredida pela vereadora.

"A vereadora Comandante Nádia veio por trás, em direção à Tamyres, que não a viu. Percebendo isto, eu me coloquei entre as duas porque notei que a vereadora iria agredir a Tamyres. A Comandante Nádia deu um tapa que atingiu o meu rosto e rasgou o meu cartaz. Todos que estavam ali viram", relatou.


Primeira foto mostra Matheus segurando o cartaz, com o prefeito ao fundo. Na foto seguinte, o cartaz que Matheus relata ter sido rasgada pela vereadora Nádia / Montagem

Após o registro do boletim de ocorrência, Matheus foi encaminhado ao Departamento Médico Legal, o que é um procedimento padrão, para exame de identificação de lesões. Os cartazes foram recolhidos para integrarem a instrução do processo e laudo deve ser anexado à representação.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira