Rio de Janeiro

"ESQUENTA"

Plenária virtual neste sábado debate preços da energia e dos alimentos no governo Bolsonaro

Objetivo é também chamar população para o ato contra o presidente Jair Bolsonaro no dia 2 de outubro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Razões para aumento do preço do gás de cozinha para os consumidores estarão na pauta da Plenária deste sábado (25) - Marcelo Casal/Agência Brasil

A Frente Brasil Popular e a Plataforma Operária e Camponesa da Água e da Energia farão neste sábado (25), a partir das 14h30 e até as 17h30, na modalidade remota, a Plenária Estadual da Plataforma RJ. O objetivo é debater os preços do gás de cozinha, dos combustíveis e dos alimentos. "Tá tudo caro. A culpa é do Bolsonaro! Preço justo de luz, gás, combustíveis e alimentos já!", diz uma das frases de chamada para o encontro.

Leia mais: Gás de cozinha por R$ 40 e gasolina a R$ 4: petroleiro afirma que é possível; saiba como

"Vamos debater a conjuntura do país, sobretudo no que diz respeito à alta da energia elétrica, do gás, dos combustíveis e a relação desses temas com o aumento da fome no Brasil. Estamos convidando sindicatos, movimentos sociais, partidos políticos e a população para se inteirar no debate", afirma Silas Evangelista, da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

A Plenária se dará na plataforma Zoom e o link da sala será disponibilizado na manhã de sábado (25) nas redes sociais das organizações do evento.


Plenária será um "esquenta" para protestos contra Bolsonaro no dia 2 de outubro / Divulgação

Leia também: Até onde vai o preço dos alimentos e o que isso significa para a população brasileira?

Outro objetivo da Plenária é que ela funcione como um "esquenta" para o ato contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no sábado seguinte, dia 2 de outubro, em diversas cidades brasileiras.

"A ideia é também nos preparar para uma boa intervenção no dia 2 e trazer atualizações sobre as questões da crise energética e hídrica. Vamos debater o descontrole do governo Bolsonaro com essas pautas para explicar por que motivos devemos ir para as ruas no dia 2 de outubro", completou Silas.

Edição: Eduardo Miranda