Rio de Janeiro

"PACOTE DE MALDADES"

Deputados tentam evitar projeto do governador do RJ que veta contratações e congela concursos

Teto de gastos também representa risco de paralisação dos serviços oferecidos à população, afirma defensora

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Cláudio Castro
Protesto contra governador Cláudio Castro será em frente à nova sede da Alerj, onde medidas poderão ser votadas - Rafael Campos/Divulgação/Governo RJ

Deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) participaram de mais uma rodada de audiências públicas, na última quinta-feira (23), para discutir os projetos enviados pelo governador Cláudio Castro (PL) para que o estado entre no Regime de Recuperação Fiscal (RRF) com a União. O pacto adia o pagamento de dívidas, mas traz uma série de medidas de austeridade como contrapartidas.

Leia mais: Entenda o pacote de austeridade do RJ que será votado na Alerj

O novo RRF tem duração de 10 anos e entre as muitas polêmicas contidas nas propostas, uma delas veta novas contratações e congela a abertura de concursos públicos no estado. Nas duas últimas semanas, os deputados apresentaram mais de 400 emendas aos projetos de Castro. A maior parte delas é pela tentativa de garantir a permanência dos concursos.

Nas audiências, os deputados discutiram, também, os textos referentes à implementação do teto de gastos públicos e a extinção do adicional por tempo de serviço, o triênio, além do projeto que autoriza a entrada do Rio no RRF. Parlamentares da oposição não querem o teto de gastos, enquanto outros afirmam que a base para o cálculo deve ser o ano de 2021 por ser o ano mais promissor para receitas.

A defensora pública Maria Carmen Sá destacou que, se o Executivo for retroagir aos valores de 2018 para o teto de gastos, os serviços não vão se sustentar.

“O pacote traz questões cruéis e gravíssimas para os servidores, mas o teto de gastos atinge toda a população. Nosso receio é que isso possa acarretar shutdown de serviços. E nesse ponto, não é só o servidor que é atingido, mas todos os destinatários dos serviços públicos prestados pelos diversos órgãos do Estado”, pontuou.

Leia também: Reforma administrativa: se aprovada, como a PEC 32 afetará a população fluminense?

O representante do Fórum Permanente de Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Fosperj), Luiz Marcelo Magalhães, demonstrou preocupação com a paralisação dos concursos. Ele informou que ao longo dos últimos dez anos, o estado perdeu cerca de 22 mil servidores públicos.

"Temos várias instituições com os seus quadros incompletos. Como a gente vai cobrar dívida ativa se faltam servidores na Secretaria de Fazenda e no Tribunal de Justiça, por exemplo? É muito importante que essa redação seja superada para que o Estado, pelo menos durante o Regime, possa fazer concursos públicos para repor as vacâncias", argumentou.

Edição: Eduardo Miranda