Rio de Janeiro

Interiorização

Uerj deve instalar novo campus na cidade de Maricá até fim deste ano

Além da capital, a instituição já está presente em outras sete cidades do interior do estado e Baixada Fluminense

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Uerj Rio de Janeiro
Hoje a Uerj está na cidade do Rio além de Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Resende, São Gonçalo e Ilha Grande - Divulgação

Na última semana, o prefeito de Maricá Fabiano Horta e o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Ricardo Lodi Ribeiro se reuniram para tratar da instalação de um campus da universidade no município da região metropolitana do Rio.

Leia também: Entenda o pacote de austeridade do RJ que será votado na Alerj com quase 300 emendas

O município e a universidade firmaram compromisso para a instalação de atividades de ensino, pesquisa e extensão até o fim do ano. A ideia é que inicialmente sejam oferecidos cursos para professores da rede municipal.

No encontro, realizado nesta terça-feira (14), o reitor da Uerj destacou que a chegada da universidade em Maricá reforça o papel da instituição, que é servir à população. Também que a iniciativa faz parte do desenvolvimento do projeto de interiorização da universidade.

Além da capital, a instituição já está presente em outras sete cidades: Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Resende, São Gonçalo e Ilha Grande.

Leia também: Reforma administrativa: se aprovada, como a PEC 32 afetará a população fluminense?

“Este é um passo muito importante. O processo de aproximação da população é o papel da universidade, que também tem o objetivo de estar presente no maior número de locais em que exista a necessidade de fazer a troca de saberes entre a população, governo e sociedade”, explicou Ricardo Lodi.

Já o prefeito Fabiano Horta declarou que a presença de uma universidade pública era um desejo antigo da cidade. “Estamos aprofundando o diálogo e avançando na busca da construção de cursos de graduação em Maricá. Isso é muito importante porque acreditamos que essa interação de território é um saber acadêmico que constrói o futuro da cidade”, frisou Fabiano Horta.

*Com informações da UERJ e Prefeitura de Maricá.

Edição: Mariana Pitasse