Rio de Janeiro

VIOLÊNCIA

Instituto aponta cidade de São Gonçalo como a mais perigosa para adolescentes do estado do Rio

Levantamento do Fogo Cruzado contabiliza 12 adolescentes baleados no município neste ano

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Nos últimos cinco anos, 378 adolescentes foram baleados na região metropolitana do Rio - Foto Fernando Frazão/Agência Brasil

Neste ano, até o Dia do Adolescente, comemorado nesta terça-feira (21), 30 jovens foram vítimas de tiroteio no Grande Rio, dos quais 10 morreram - uma média de três baleados por mês. De acordo com o levantamento do Instituto Fogo Cruzado, o município de São Gonçalo foi o lugar mais perigoso para os jovens da região metropolitana. 

Os dados apontam que, em 2021, 12 adolescentes foram baleados na cidade que é a segunda mais populosa do estado, atrás apenas da capital fluminense. Já o município do Rio contabilizou nove jovens vítimas de tiroteio; seguido por Niterói, com três; São João de Meriti, Japeri e Maricá que contabilizaram dois adolescentes baleados em cada cidade.

Leia mais: Queda de tiroteios no RJ com a morte de miliciano Ecko representa "falsa paz", diz Fogo Cruzado

A pesquisa do Fogo Cruzado destacou também que nos últimos cinco anos, 378 adolescentes foram baleados na região metropolitana do Rio. Segundo o instituto, 190 morreram. A maioria dos casos ocorreram durante operações policiais em que nem sempre foi possível encontrar abrigo em meio aos tiroteios. 

Para Cecília Olliveira, diretora executiva do Fogo Cruzado, é dever do estado zelar pela integridade física da população e garantir que pequenos cidadãos cresçam e se desenvolvam de maneira sadia e segura. 

"Os dados levantados pelo Fogo Cruzado mostram que estas pessoas não estão seguras nem em casa. É preciso que o governo do estado apresente soluções para esta violência", reitera.
 

Edição: Jaqueline Deister