Pernambuco

HOMENAGEM

Na semana do centenário de Paulo Freire, SESC exibe série "Paulo Freire, Um Homem do Mundo"

Em cinco episódios, a produção explora a dimensão humana de Freire e será disponibilizada gratuitamente no YouTube

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A série trata da vida e obra do educador em cinco episódios, com participações especiais - Divulgação

No próximo domingo (19), entre 14h e 18h, o SescTV exibe os cinco episódios da série documental "Paulo Freire, Um Homem do Mundo". Dirigida por Cristiano Burlan, a obra audiovisual é composta por cinco episódios, que rememoram a vida e obra do pedagogo e intelectual brasileiro Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997), reconhecido por sua influência no movimento chamado Pedagogia Crítica –que visa o desenvolvimento da educação por meio da consciência do indivíduo perante sua realidade. Todos os episódios da série estão disponíveis no site do SescTV.

No sábado (18), será exibida a live "Paulo Freire 100 anos: Pensamento, Experiências e Derivações", transmitida ao vivo às 16h no Youtube. O encontro promove a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa com as participações da educadora social Bel Santos Mayer - uma das criadoras do projeto Biblioteca Caminhos da Leitura, que promove a leitura em espaços remotos, na região Parelheiros, em São Paulo; o diretor e roteirista Cristiano Burlan e o educador Moacir Gadotti, que é docente aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e presidente de honra do Instituto Paulo Freire.

Já a série "Paulo Freire, Um Homem do Mundo" é dividida em cinco episódios: A Formação do Pensamento; As 40 Horas de Angicos; O Exílio; Do Pátio do Colégio à Pedagogia do Oprimido e O Mundo Não É, Está Sendo. Todos mesclam depoimentos de familiares, colegas de profissão e amigos íntimos do pensador. A série trata da vida e obra do educador desde Recife, passando pelas 40 horas de Angicos – experiência de alfabetização com adultos do sertão do Rio Grande do Norte –, o seu exílio em Genebra e suas ações como secretário de educação da cidade de São Paulo, investigando também a reverberação de seu pensamento nas artes. Paulo Freire, Um Homem do Mundo nos convida a mergulhar na trajetória de um dos maiores intelectuais brasileiros.

Edição: Vanessa Gonzaga