Rio de Janeiro

Alto risco

Incêndio atinge creche na Maré e vereador aponta para descaso da prefeitura

O fogo foi contido pelos bombeiros e nenhuma pessoa ficou ferida; Eduardo Paes garantiu que vai reconstruir unidade

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Havia 35 crianças na creche na hora em que o fogo começou, mas todas conseguiram ser levadas em segurança para uma escola vizinha - Reprodução

Um incêndio atingiu uma creche no Complexo da Maré, na zona Norte do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (10). De acordo com o Corpo de Bombeiros, equipes do Fundão, Ilha do Governador e Ramos, chegaram ao local por volta das 13h50 para controlar o fogo. 

Leia também: Favelas do Rio tem aumento de 9,37% nos casos de covid em uma semana

Às 15h não havia mais foco de incêndio e foi confirmado que nenhuma pessoa ficou ferida. A creche, chamada Albano Rosa, fica ao lado da Escola Municipal Paulo Freire, na Vila Pinheiro.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostraram fogo intenso e fumaça preta.

 

De acordo com a Secretária Municipal de Educação (SME), havia 35 crianças na creche na hora em que o fogo começou, mas todas conseguiram ser levadas em segurança para uma escola vizinha. Ninguém se feriu.

A SME informou ainda que as crianças da creche Pescador Albano Rosa serão transferidas para unidades próximas enquanto o local é recuperado do incêndio.

No Twitter, o Secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha (PSB), garantiu estar acompanhando o caso. "Estamos acompanhando de perto e prestando todo o suporte", disse Ferreirinha.

Já o prefeito do Rio Eduardo Paes (PSD) garantiu a reconstrução da unidade. "Vamos reconstruir. Ferreirinha, solicite a RioUrbe para fazer um Espaço de Desenvolvimento Infantil", disse o prefeito. 

Também na rede social, o vereador do Rio Tarcísio Mota (Psol) lamentou o incêndio. Segundo o parlamentar, em visita de seu mandato à unidade de ensino neste ano a constatação foi de precarização.

"Uso de contêineres sem nenhuma ventilação, salas com o teto desabando. Paredes repletas de buracos e no geral um estado muito negativo de conservação. Apesar de termos exposto a situação em nosso relatório, a prefeitura fez uma maquiagem na escola tampando, por exemplo, o desgaste das bases dos contêineres com tijolos e cimento. O resultado do descaso nós vemos agora, com o terrível incêndio que toma conta da unidade", afirmou. 

Edição: Mariana Pitasse