Rio de Janeiro

OPORTUNIDADE

Edital apoia projetos destinados à moradia de interesse social

Inscrições podem ser feitas a partir desta quinta-feira (9) no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RJ

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Moradores de ocupação protestam por direito à moradia
Moradores de ocupação protestam por direito à moradia - Giorgia Prates

Nesta quarta-feira (8), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) lança o edital Demetre Anastassakis para o apoio de projetos voltados à Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis) no estado do Rio. 

As cotas podem ser de até R$ 50 mil e estão aptos para participar do edital organizações da sociedade civil e instituições de ensino superior públicas ou privadas sem fins lucrativos, que ofereçam o curso de graduação ou pós-graduação em arquitetura e urbanismo, com, no mínimo, três anos de existência.

O edital exige a presença no quadro institucional de arquiteto e urbanista registrado no CAU/RJ e em dia com suas obrigações para coordenação do projeto e Registro de Responsabilidade Técnica.

Leia mais: RJ: Movimentos populares protestam pela inclusão de famílias de baixa renda no "Reviver Centro"

Com exceção das Instituições de Ensino Superior públicas, cada proponente poderá inscrever apenas um projeto, em um dos eixos: Produção habitacional autogestionária; Melhorias habitacionais em assentamentos humanos, urbanos ou rurais e Defesa e garantia do direito à moradia digna e à cidade.

Segundo a coordenadora da Comissão de Athis do CAU/RJ, Leslie Loreto, as iniciativas de fora da Região Metropolitana do Rio de Janeiro receberão maior atenção. 

“Recebemos muitas demandas de profissionais do interior sobre assistência técnica: dúvidas de como atuar, como dirigir-se às prefeituras, que parcerias seriam possíveis e até mesmo como divulgar práticas que tem como viés soluções tecnológicas para o campo da assistência técnica”, contou Loreto.

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 9 de setembro e 11 de outubro de 2021. A previsão de divulgação do resultado final é dia 26 de novembro. Mais informações sobre o edital podem ser acessadas no site da CAU/RJ

Edição: Jaqueline Deister