Rio de Janeiro

PREPARATÓRIO

Ilha de Paquetá (RJ) recebe o primeiro teste para o Censo Demográfico 2022 do IBGE

Recenseamento de casa em casa ocorre até o dia 24 de setembro; ação conta com 16 técnicos do instituto

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Técnicos do IBGE estarão com equipamentos de proteção contra a covid-19 durante a coleta - Foto: Acervo IBGE

A Ilha de Paquetá, bairro da cidade do Rio localizado na Baía de Guanabara, receberá, a partir desta segunda-feira (6), o primeiro teste de campo para o Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O recenseamento de casa em casa se estende até o dia 24 de setembro. Ao todo, serão 16 técnicos do IBGE envolvidos no serviço de coleta.

Dados da Prefeitura do Rio indicam que mais de 85% da população adulta de Paquetá já está vacinada com as duas doses contra a covid-19, o que garante mais segurança para o trabalho das equipes do IBGE e para os moradores. Segundo o órgão, os profissionais envolvidos na coleta de dados usarão máscaras e protetores faciais, respeitando os protocolos de segurança contra a pandemia.

Para o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, eventos como esse são fundamentais para o instituto garantir uma operação censitária segura e de qualidade.

“Precisamos manter erguida a bandeira do Censo dada a importância das informações para a sociedade brasileira. Estamos diante de um ‘novo normal’ e será a primeira experiência do IBGE em colocar uma operação censitária em campo depois do Censo Experimental em 2019”, diz.

Leia mais: Adolescentes recebem a primeira dose da vacina da Pfizer na Ilha de Paquetá (RJ)

O treinamento dos profissionais envolvidos no teste ocorreu ao longo do mês de agosto. O início da coleta do Censo 2022 começará em 1º de junho do próximo ano. 

Novidades

No teste em Paquetá serão empregadas abordagens alternativas e complementares de coleta de dados: presencial, por telefone e por internet. As três formas de coleta serão utilizadas no recenseamento do ano que vem.

A operação no Rio de Janeiro também servirá para testar os sistemas e equipamentos que serão utilizados na operação censitária, como os Dispositivos Móveis de Coleta (DMCs, semelhantes a um smartphone, que guardam os questionários eletrônicos), visto que algumas especificações e funcionalidades ainda não foram avaliadas em campo.

Paquetá possui cerca de 40 ruas e, segundo o último Censo de 2010, o bairro tinha quase 1.300 domicílios e 3.381 moradores.

Edição: Jaqueline Deister