Rio de Janeiro

Impactos

Organizações lançam editais com investimento R$ 2,5 milhões para grupos afetados pela pandemia

Projetos devem contemplar indígenas, quilombolas e populações tradicionais; editais entram no ar em 9 de setembro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Essa é a primeira vez que as três organizações se reúnem para promover maior aporte de recursos diretos para os povos indígenas, comunidades quilombolas e outros povos tradicionais - Nayá Tawane©/ Brasil de Fato

Com o objetivo de reduzir os impactos da crise agravada pela pandemia da covid-19 no Brasil, nesta quinta-feira (26) será lançada uma ação conjunta de editais voltada a grupos que vivem em contextos de vulnerabilidade. Ao todo, serão distribuídos R$ 2,5 milhões aos projetos aprovados.

Leia também: Comida ou aluguel: pandemia obriga mais famílias a morar em ocupações para sobreviver no RJ

Os projetos serão escolhidos dentro de três recortes prioritários: defesa de direitos; resiliência comunitária e sustentabilidade econômica das famílias; e soberania alimentar das populações menos favorecidas no enfrentamento da pandemia.

A iniciativa é estruturada pela Aliança entre Fundos, uma organização formada pelo Fundo Baobá para Equidade Racial, Fundo Brasil Direitos Humanos e Fundo Casa Socioambiental. 

Essa é a primeira vez que as três organizações se reúnem para promover maior aporte de recursos diretos para os povos indígenas, as comunidades quilombolas e os outros povos tradicionais mais vulnerabilizados pela pandemia. Os editais serão lançados a partir do dia 9 de setembro.

Edição: Mariana Pitasse