Pandemia

OMS: Terceira dose da vacina gera "falsa sensação de segurança"

Novamente, entidade apela para que nações não apliquem o reforço enquanto houver países sem acesso aos imunizantes

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

No Brasil, governo afirmou que ainda são necessários estudos para definição sobre reaplicação
No Brasil, governo afirmou que ainda são necessários estudos para definição sobre reaplicação - Ahmad Gharabli / AFP

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçou os alertas e pedidos para que países não apliquem a terceira dose da vacina contra o coronavírus, enquanto não houver garantias de que todas as nações do mundo conseguiram imunizar pelo menos as populações mais vulneráveis.

Segundo a infectologista Maria Van Kerkhove, que integra a equipe da OMS responsável pelo combate ao coronavírus, não é possível resolver a pandemia sem uma solução global. "Nós não vamos resolver esse problema em nível nacional" afirmou ela em transmissão ao vivo nesta terça-feira (24).

"A ideia de que nós podemos proteger uma população totalmente sem proteger o resto do mundo é uma falsa sensação de segurança. Nós temos as variantes emergindo. Nós temos um mundo totalmente interconectado e muitas pessoas estão viajando. Vírus viajam por meio das pessoas", alertou a especialista.

Ainda nas palavras de Maria Van Kerkhove, "esse não é um risco teórico, é um risco real que estamos vendo neste momento".

"O vírus está evoluindo e vai continuar evoluindo. Nós vamos ter mais variantes se nós permitirmos que a circulação continue. Precisamos proteger o mundo antes de começarmos a ter esses reforços", ressaltou.

:: Relevância de terceira dose indica caminho ainda longo a trilhar no combate à covid-19 ::

Durante a transmissão, a infectologista afirmou que os casos e mortes continuam crescendo no mundo e há situações críticas em todas as regiões do planeta. O cenário é consequência direta da circulação da variante Delta e dos índices ainda baixos de vacinação.

"A maior parte do mundo permanece não vacinada porque nós não temos distribuição igualitária de vacinas no mundo. Infelizmente pessoas estão morrendo, porque não têm acesso à vacina", pontuou Maria.

Pandemia no Brasil

O Brasil registrou 30.872 novos casos da covid-19 nesta terça-feira (24), segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). No total, mais de 20,6 milhões de pessoas já foram contaminadas. A média móvel de infecções está acima de 28 mil. 

:: Bolsonaro veta verbas para ações de saúde e combate à pandemia em 2022; especialistas criticam ::

Atualmente, há mais de 500 mil pacientes com a doença em acompanhamento no país, de acordo com o Ministério da Saúde. A covid-19 já causou a morte de 575.742 pessoas em território nacional. Somente nesta segunda, foram registradas 894 mortes.

Edição: Leandro Melito