Rio de Janeiro

Abaixo a PEC 32

"Serviço público vai ser destruído", apontam trabalhadores em protesto a contra PEC 32 no Rio

Trabalhadores das esferas federal, estadual e municipal realizaram um ato nesta quarta (18), no centro da capital

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Concentração do protesto aconteceu na Candelária antes da caminhada até a avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro - Jaqueline Deister/Brasil de Fato

Milhares de servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal realizaram um ato nesta quarta-feira (18), no centro do Rio de Janeiro, contra a Proposta da Emenda à Constituição (PEC) 32, que institui a reforma administrativa e retira a estabilidade dos trabalhadores comprometendo os serviços prestados à população e a estabilidade dos trabalhadores.

Leia mais: Milhares de servidores vão às ruas em 20 estados contra a reforma administrativa; confira

Na capital fluminense, representantes de diferentes categorias profissionais compareceram ao ato de caráter nacional que ocorreu em 21 capitais do país. Entre eles, servidores da educação saúde, trabalhadores dos Correios e servidores da Justiça e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A organização do protesto estima que 5 mil pessoas foram reunidas no Rio.

 

 

Izabel Costa, coordenadora geral do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), alertou que “o serviço público vai ser precarizado e destruído se a PEC 32 for aprovada”.

“Nós do Rio, sabemos disso, temos um número muito grande de funcionários públicos. Sabemos como é importante a denúncia de todas as arbitrariedades que estamos vivendo, também com a covid. E, somos nós, servidores públicos que temos condições de denunciar. Somos nós que garantimos que o serviço público funcione para a população que mais precisa”, destacou a professora da rede municipal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.


Manifestantes alertaram no ato que “o serviço público vai ser precarizado e destruído se a PEC 32 for aprovada” / Jaqueline Deister/Brasil de Fato

Também durante o ato, o Vereador Reimont (PT) lembrou que a reforma tem um impacto direto para a cidade do Rio, pois é onde estão estabelecidas diversas empresas públicas da época em que ainda era capital federal. 

“Temos uma cadeia muito grande de servidores públicos, herança do tempo em que éramos a capital federal. Todos trabalhadores de muita qualidade que garantem a democracia, a economia, os direitos do nosso povo. Essa manifestação é fundamental e o Rio tem um peso importantíssimo nessa história”, disse o parlamentar.

Leia mais: Entenda por que servidores vão fazer greve contra a reforma administrativa na quarta

Já Márcio Cesário, diretor da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios (Fentect) com 26 anos de experiência na estatal, falou ao Brasil de Fato sobre a importância da mobilização contra a PEC 32 e também contra a privatização dos Correios.

“O governo federal através de uma fraude, dizendo que a empresa é deficitária, quer entregar os Correios para a iniciativa privada. Estamos nessa luta para garantir os Correios público e de qualidade. Também ser contra a PEC 32 é ser a favor do que é justo para os trabalhadores públicos”, afirmou. 

A manifestação foi organizada no Rio pelo Fórum Unificado em Defesa dos Servidores Públicos, composto por mais de 30 organizações entre sindicatos, federações, centrais sindicais e movimentos populares.

Edição: Mariana Pitasse