Rio de Janeiro

MOBILIZAÇÃO

No Rio, movimentos populares realizam ato pelo fim do bloqueio econômico dos EUA contra Cuba

A manifestação em frente ao Consulado dos EUA também contou com uma homenagem pelos 95 anos de Fidel Castro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Ato simbólico em defesa de Cuba ocorreu em diversas cidades do Brasil - Foto: Pablo Vergara

Nesta sexta-feira (13), movimentos populares realizaram um ato em frente ao Consulado dos Estados Unidos no centro do Rio de Janeiro em homenagem ao aniversário de 95 anos de Fidel Castro e exigindo o fim do bloqueio econômico que o governo dos EUA mantém contra Cuba.

De acordo com Allanis Pedrosa, militante do Levante Popular da Juventude, uma das organizações responsáveis pelo ato, Cuba vive o impacto da pandemia num contexto de bloqueio econômico, o que coloca o país numa situação de vulnerabilidade ainda maior. 

“Cuba lida com os efeitos da pandemia em um momento em que o bloqueio econômico por parte dos EUA permanece. O bloqueio imperialista, rechaçado pela ONU [Organização das Nações Unidas] e por diversos países no mundo, dificulta as compras internacionais de bens básicos, como medicamentos, seringas e alimentos”, afirmou.

Leia mais: Vem pra Cuba |  Aleida Guevara: "Sou uma mulher privilegiada"

Durante a ação, palavras de ordem, como "Cuba Sim, Bloqueio Não", foram ditas para denunciar o bloqueio dos EUA contra Cuba. No fim, os manifestantes fizeram a leitura da carta “Let Cuba Live”, endereçada ao presidente Biden com crítica à política dos governantes norte americanos contra a Ilha.

Compuseram o protesto, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), A União Nacional dos Estudantes (UNE), a Consulta Popular, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Levante Popular da Juventude e o Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba.
 

Edição: Mariana Pitasse