Rio de Janeiro

últimas notícias

Vacinação no Rio: Secretaria de Saúde confirma retomada da primeira dose para 24 anos na sexta

Imunização na cidade está suspensa pelo segundo dia seguido por falta de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
 Estado do Rio recebe nesta quinta (12) 407 mil doses de vacina contra a covid-19
Estado do Rio recebe nesta quinta (12) 407 mil doses de vacina contra a covid-19 - Aizar Raldes / AFP

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro confirmou nesta quinta-feira (12) o recebimento de 407 mil doses de vacina contra a covid-19 para o estado e a retomada da vacinação por idade a partir da próxima sexta-feira (13).

Leia mais: Quando eu tomar a segunda dose da AstraZeneca terei as mesmas reações que tive à primeira dose?

Do montante de vacinas recebido pelo estado, ainda não estão definidas quantas doses serão enviadas para a capital fluminense. A vacinação na cidade está suspensa pelo segundo dia seguido, ficando paralisada na faixa dos 24 anos. 

No calendário oficial desta quinta, o município confirma apenas a repescagem e a segunda dose. Assim, a primeira dose fica restrita a pessoas com 45 anos ou mais, pessoas com deficiência e gestantes, lactantes e puérperas a partir de 18 anos.

Já os moradores da cidade que têm a segunda dose agendada para esta quinta podem ir normalmente ao posto. 

Calendário comprometido

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), disse na última quarta-feira (11) que o calendário de vacinação do município ficou comprometido, já que o Ministério da Saúde não enviou doses suficientes do imunizante contra a covid-19, conforme noticiado pelo Brasil de Fato.

"Recebemos nessa manhã só 37.962 doses. Para vacinar o grupo de 24 anos, precisamos de 68 mil. Não vamos usar nosso estoque de 2ª dose. Com isso, suspenderemos a vacinação da primeira dose de amanhã", relatou o prefeito, nas redes sociais.

Leia mais: Prefeitura do Rio não adota novas medidas de restrição para conter variante Delta

Paes lembrou, ainda, que o Rio de Janeiro tem registrado muitos casos da variante Delta do novo coronavírus, o que tem provocado o aumento do número de internações pela doença. Ele disse também que o Ministério da Saúde tem estoque de 11,2 milhões de doses da vacina.

Na última terça-feira (10), ao suspender o calendário, o prefeito do Rio já havia reclamado que o governo federal tem mais de 10 milhões de doses estocadas desde o dia 4 e que não foram enviadas para os estados e municípios.

No Twitter, Paes ainda mandou recado para o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), perguntando se o estado não poderia enviar doses da CoronaVac para a capital fluminense. "@jdoriajr, não tem como mandar doses direto da coronavac para cá não? Sem intermediários, como vc está fazendo com a Prefeitura de São Paulo?".

Edição: Mariana Pitasse