Rio de Janeiro

PANDEMIA

Fiocruz alerta para aumento de internações de idosos por Síndrome Respiratória Aguda Grave

Elevação do número de casos ocorre após cerca de quatro meses mostrando queda de hospitalizações

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Segundo o estudo da Fiocruz, os dados sinalizam que o cenário ainda segue muito grave - Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apresentou na última terça-feira (3) um estudo, ainda em fase de conclusão, que alerta para o aumento do número de hospitalizações de idosos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG por Covid-19) no estado do Rio de Janeiro.

A elevação do número de casos ocorre após cerca de quatro meses mostrando queda de internações. Ainda assim, a análise indica que as faixas de 60 a 69 anos e de 70 a 79 anos continuam em uma situação bem melhor do que a apresentada em picos anteriores. A preocupação maior é com a população de 80 anos ou mais.

Leia mais: Delta: casos aumentam 50% em 10 dias e variante soma um em cada quatro casos de covid no RJ

O estudo ressalta que a população de crianças de zero a nove anos encontra-se no pior momento da pandemia. Já a faixa de 30 a 39 anos, apesar de ter registrado uma melhora, está em uma situação mais grave do que no pico do final do ano passado.

A investigação é do grupo de pesquisa para a Vigilância Epidemiológica da Fiocruz (Mave/Fiocruz) e do Observatório Covid-19. As projeções são realizadas com base no Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica da Fiocruz (Sivep-Gripe), do Ministério da Saúde.

Segundo o estudo, os dados sinalizam que o cenário ainda segue muito grave. A tensão encontra-se agora também na população com boa cobertura vacinal, mas cuja efetividade é menor, que é a de idosos com 80 anos ou mais.

Leia também: Deputada consegue assinaturas para instaurar CPI na Alerj sobre abusos no Degase

Nessa faixa etária a partir dos 80 anos, somam-se alguns fatores agravantes. Entre eles, estão a transmissão comunitária ainda elevada, menor efetividade, maior tempo desde a segunda dose e possível efeito de perda de imunidade (imunossenescência) por conta da idade.

Edição: Eduardo Miranda