Pandemia

Brasil registra 389 mortes por covid em 24h, e média móvel semanal cai abaixo de 1.000 por dia

Números seguem em queda no país, mas OMS alerta para falsa sensação de segurança em virtude do avanço da variante delta

|

Ouça o áudio:

Hoje, o Brasil tem 20,63% da população totalmente imunizada e 52,24% com o processo já iniciado pela aplicação da primeira dose
Hoje, o Brasil tem 20,63% da população totalmente imunizada e 52,24% com o processo já iniciado pela aplicação da primeira dose - MIGUEL SCHINCARIOL / AFP

O Brasil registrou oficialmente mais 389 mortes por covid-19 nesta segunda-feira (2) em um período de 24 horas, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o Conass. Com o acréscimo, o país chega a 557.223 vítimas do vírus. Em relação aos novos casos, foram 15.142, totalizando 19.953.501 desde o início da pandemia, em março de 2020. Os números são baixos para os padrões do surto no Brasil.

Entretanto, às segundas-feiras e aos domingos, os valores tendem a ser inferiores à realidade, já que há um número menor de profissionais da medicina diagnóstica ativos nos fins de semana.

::Trabalhadores de serviços essenciais denunciam invisibilidade na fila da vacinação::

Mesmo assim, os indicadores são positivos. Este é o primeiro início de semana com média móvel de mortes (calculada em sete dias) inferior a mil desde as primeiras semanas de janeiro. O indicador está em 960. Em relação à média de casos reportados em um dia, o número está em 35.120, menor valor desde o dia 29 de novembro do ano passado. O avanço da vacinação segue produzindo bons resultados no país.

Hoje, o Brasil tem 20,63% da população totalmente imunizada e 52,24% com o processo já iniciado pela aplicação da primeira dose de alguma das vacinas disponíveis.


Os números da pandemia de covid-19 no Brasil em 2 de agosto de 2021 / Conass

Por outro lado, A Organização Mundial de Saúde (OMS) já comunicou que a variante delta será dominante no Brasil dentro de algumas semanas. Por enquanto, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul já identificaram transmissão comunitária do vírus. Ou seja, é uma questão de tempo. Hoje, predomina no Brasil a variante gamma, identificada pela primeira vez em Manaus. Com o avanço da delta, espera-se o aumento de casos.

::Coluna | O que muda com a variante Delta?::

“Se o número de casos aumenta, também aumenta a proporção daqueles que podem ser graves ou exigir internação hospitalar”, afirma o assessor regional em Enfermidades Virais da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e da OMS, Jairo Mendez Rico. Nas últimas quatro semanas, a variante delta fez o número global de casos de covid-19 crescer em 80%. A maior parte do mundo observa o aumento brusco de infecções, particularmente regiões com baixo índice de vacinação, como Ásia e África.

Na África, por exemplo, apenas 1,5% da população está vacinada. Na Europa, mesmo com recente e expressivo aumento de casos, as mortes não seguem no mesmo ritmo. Isso, porque a imunização completa no continente beira os 50%, comprovando a eficácia dos imunizantes.