Rio de Janeiro

Coluna

Prato cheio | Trigo não é vilão: cereal nutritivo é o segundo mais produzido no mundo

Imagem de perfil do Colunistaesd
Os quibes tradicionais geralmente são feitos com carne, mas é possível fazer outras receitas com legumes - Divulgação
Confira receita de quibe vegetariano à base de abóbora e triguilho, uma variação do trigo integral

O trigo é um dos alimentos que mais se relacionam com a história da humanidade. Esse foi o primeiro cereal a ser domesticado, nos primórdios da agricultura, na região do Oriente. Atualmente a produção de trigo é a segunda maior do mundo, perdendo apenas para o milho e a frente do arroz. 

Apesar de ser um alimento muito antigo e nutritivo, o trigo passou a ser “vilão” a partir de algumas dietas da moda – sem glúten, lowcarb, cetogênica. Todas essas formas de se alimentar são estratégias benéficas desde que estejam de acordo com as necessidades do indivíduo que a está seguindo.

Por exemplo, restrição de glúten é necessária para celíacos; lowcarb ou cetogênica podem ser interessantes para pessoas com o objetivo de perda de peso em um período curto de tempo ou que tenham dificuldade na metabolização de carboidratos. Fora isso, não há motivo para tornar o trigo um ingrediente mal visto.

Existem 21 espécies de trigo, sendo cinco delas cultivadas comercialmente e apenas três são consideradas mais importantes economicamente.

Uma dessas espécies, o trigo durum dá origem ao trigo para quibe, triguilho ou bulgur. Os grãos integrais dessa espécie de trigo são submetidos ao cozimento, depois secos e finalmente moídos para formarem pequenos pedaços semelhantes a grãos de arroz quebrados. Essa espécie apresenta alto teor de glúten e por isso confere maior firmeza após o cozimento.

O triguilho concentra todas as propriedades nutritivas do cereal integral, é rico em fibras, vitaminas do complexo B, zinco, potássio, magnésio e apresenta propriedade antioxidante pelo teor de vitamina E e selênio.

Auxilia no controle do peso ao proporcionar maior sensação de saciedade e estimular o funcionamento intestinal, devido à presença de fibras, além de ajudar no controle da diabetes, já que o consumo de cereais integrais evita picos de alta e baixa nos níveis de açúcar no sangue.

Como o triguilho é um cereal, pode ser usado como substituto do arroz, além de ser usados em preparações como tabule e quibe. Os quibes tradicionais geralmente são feitos com carne, mas é possível fazer outras receitas com legumes e que ficam especialmente saborosas e nutritivas. Que tal experimentar o quibe de abóbora?
 

QUIBE DE ABÓBORA

Ingredientes:

1 colher de chá de azeite ou óleo de coco extra-virgem;

100g de trigo pra quibe;

300g de abóbora japonesa;

1 alho-poró cortado em fatias finas;

1 colher de chá de cúrcuma;

1 colher de chá de cominho;

1 colher de chá de sal;

1 colher de sobremesa de gengibre ralado ou em pó;

Coentro fresco picado.

Como fazer:

Deixe o trigo para quibe de molho em 2 copos de água morna por 15 minutos; cozinhe a abóbora no vapor por 15 minutos, bata no liquidificador e reserve.

Em uma panela, esquente o ghee (ou o óleo escolhido), coloque o gengibre e refogue. Adicione os temperos em pó e o alho-poró, refogando-o até ficar dourado. Junte a abóbora e acrescente o sal.

Misture tudo com a farinha do quibe (retire a água de molho e esprema a farinha para sair o excesso) e coloque em uma assadeira untada.

Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 25 minutos.

Salpique o coentro fresco sobre o prato e sirva.

Edição: Mariana Pitasse