Paraíba

FÉRIAS

Parque Arruda Câmara promove atividades para crianças com TEA

A atividade tem como objetivo ser uma terapia externa e será acompanhada por terapeutas e pais responsáveis pelo grupo

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Parque Arruda Câmara, em João Pessoa. - Rafael Passos

A programação de férias continua até o final deste mês oferecendo aos visitantes jogos educativos, caminhada ecológica com alongamento, visitas guiadas e interações com animais. Nesta quinta (29) e sexta-feira (30), a interação animal será destinada a um grupo de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A atividade tem como objetivo ser uma terapia externa e será acompanhada por terapeutas e pais responsáveis pelo grupo.

Segundo Thiago Nery, chefe de setor de zoológico do Parque, além de um ambiente para o público ter contato com a natureza, o Zoológico é um espaço também para desenvolver outras atividades que às vezes ficam longe dos olhos dos visitantes. “Temos essas atividades com animais, não como exploração, mas como parceiros na reabilitação, que é uma via de mão dupla. Nós temos animais que são condicionados ao toque e que gostam quando estão perto de pessoas, e tem também as pessoas que têm algum tipo de necessidade especial e precisam desse contato com os animais. Esse contato é importante, por exemplo, para pessoas que têm algum tipo de deficiência visual”, afirmou Thiago Nery.

O grupo de 20 participantes, com faixa etária entre dois e 16 anos, atendidos pela Associação Integrada Mães de Autistas (AIMA), foi dividido em dois dias para evitar aglomeração. Edilene Batista dos Santos, que é uma das terapeutas do grupo e mãe de um dos atendidos pela Associação, explica que o passeio conta como uma terapia externa junto à sociedade. “Para as crianças é muito interessante, porque nessa pandemia elas ficaram muito presas em casa, então aqui têm a oportunidade dessa interação com os bichos e elas gostam muito. Tanto as crianças, quanto a família estão bem animadas em relação a esse passeio, que também conta como terapia externa, porque quem tem TEA tem que estar junto com a sociedade, e é muito bom quando os espaços públicos abrem essa oportunidade para as crianças interagirem”, relatou Edilene Batista.

Ainda durante a semana o público pode participar das atividades, lembrando que todas são gratuitas aos visitantes do Parque e apenas para a caminhada ecológica, com alongamento, é necessário agendar.

Serviço – O Parque Arruda Câmara está localizado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n – Róger, aberto de terça a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com fechamento da bilheteria uma hora antes do término de cada turno. A entrada custa R$ 2,00 por pessoa, sendo não pagantes crianças até 7 anos de idade e idosos acima de 60 anos. Mais informações e agendamento através do telefone (83) 98654-3137 (whatsapp).

Programação:

Terça
Manhã – 9h – Desafio da Biodiversidade  
Tarde – 14h – Desafio da Biodiversidade e jogos ecológicos
Quarta
Manhã – 9h – Desafio Lixo Zero e caminhada ecológica com alongamento

Tarde – 14h – Desafio Lixo Zero e Jogos Ecológicos

Quinta
Manhã – 9h – Visita Guiada com Interação Animal (max.10 pessoas já reservada para o grupo acima citado)
Tarde – 14h – Visita Guiada (max. 10 pessoas) e tbt no instagram

Sexta

Manhã – 9h – Visita Guiada com Interação Animal (max. 10 pessoas, já reservada para o grupo acima citado) e caminhada ecológica com alongamento.
Tarde – 14h – Visita Guiada (max. 10 pessoas)

Edição: Heloisa de Sousa