Paraná

Online

Virada cultural solidária acontece no final de semana

Serão 24 horas de apresentações ao vivo, com transmissão também pelas redes do Brasil de Fato Paraná

Curitiba (PR) |
Objetivo é arrecadar verbas que serão revertidas em compras de alimentos para comunidades carentes - Foto: Giorgia Prates

Organizada pela ONG Reação, começa no sábado, 24, a Virada Cultural Solidária, com 24h de programação artística que o público vai poder curtir virtualmente. A Virada será transmitida pelas redes sociais do Reação e pelo canal de YouTube do Brasil de Fato Paraná, a partir das 8h até as 8h do dia seguinte (25), com apresentações musicais, performances de dança, contação de histórias, circo, momento saúde, entre outras atrações. Inclusive com a presença de artistas paranaenses, caso da cantora e ocupante da área Nova Guaporé 2, Laudy Gomes. Tudo com o objetivo de arrecadar verbas que serão revertidas em compras de alimentos para comunidades carentes.

A organização social Reação atua desde 2019 a fim de levar arte, cultura, educação e saúde a diversas comunidades de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Segundo Henrique Brito, coordenador da ONG, com o início da pandemia, a organização percebeu a necessidade de abranger sua atuação e incorporar ações de combate à Covid-19 e, por isso, passou a preparar comida em cozinhas comunitárias e distribuí-la a quem precisa, preparando e oferecendo refeições balanceadas, além de atendimentos em saúde e materiais de higiene, como máscaras e álcool em gel. Desde março de 2020 até hoje, mais de 300 mil refeições, traduzidas em 60 toneladas de alimentos, já foram servidas, garantindo alimentação a muitas pessoas em situação de vulnerabilidade. Hoje, o projeto tem duas cozinhas comunitárias em funcionamento, que atendem cerca de 400 pessoas por dia.

No ano de 2021, as arrecadações de recursos financeiros e materiais caíram e o projeto das cozinhas solidárias têm enfrentado dificuldades em se manter. Priscila Defende, coordenadora da ONG, diz que o prato de comida preparado pelo projeto tem o custo de R$ 3,00 e que as doações em qualquer valor são cruciais para que o Reação continue a desenvolver seu trabalho. A Virada Cultural Solidária, conta a coordenadora, foi uma maneira de juntar artistas de diversas expressões artísticas e culturais, que não tiveram oportunidade de se apresentar durante o lockdown, para arrecadar recursos para dar continuidade ao projeto que tem sido essencial na vida das muitas famílias atendidas.

Doações podem ser feitas por PIX - [email protected]

Edição: Lia Bianchini