Rio de Janeiro

FLEXIBILIZAÇÃO

Eduardo Paes afirma que Rio terá Réveillon e Carnaval em 2022

Segundo o prefeito da capital fluminense, população estará imunizada com a segunda dose da vacina até outubro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Eduardo Paes
Prefeito do Rio admitiu que variante Delta do novo coronavírus é um desafio à flexibilização das medidas - Tânia Rêgo/ABr

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), disse nesta quinta-feira (22), em entrevista à TV Globo, que a capital fluminense terá a tradicional festa de Réveillon, na virada de 2021 para 2022, e o Carnaval, que no ano que vem será celebrado entre 28 de fevereiro e 1º de março, data em que a cidade completará 457 anos.

Leia mais: Vacinação no Rio: capital estuda aplicação da terceira dose em idosos a partir de outubro

Segundo Paes, a imunização da população da capital fluminense com a segunda dose das vacinas contra a covid-19 será concluída em outubro deste ano. Ele argumentou que algumas cidades do mundo, como Nova York, nos Estados Unidos, flexibilizaram as medidas de isolamento para conter o novo coronavírus quando 70% da população local estava vacinada com a primeira dose.

"O que a gente tem que imaginar a partir daqui é o parâmetro que a gente vai adotar no Brasil. Nos Estados Unidos, com 70% de primeira dose abriu a cidade, no estágio que nós estamos hoje. A Europa fez com outro percentual. A gente vai olhar isso com calma, estamos analisando isso. Da mesma forma que no início do governo quando começou o calendário de vacinação eu falei 'vamos olhar para o futuro', disse.

Variante Delta

Questionado sobre o desconhecimento a respeito da variante Delta do novo coronavírus, o prefeito do Rio admitiu que esse é um desafio ao desejo da administração municipal de flexibilizar as regras de isolamento social. A Delta tem se mostrado amplamente transmissível e o estado do Rio é um dos que registra o maior número de casos no país.

"Todas essas variantes assustam porque nem os epidemiologistas, os técnicos, conseguem saber o que de fato elas podem representar", disse Paes, salientando que a cidade continuará respeitando e cobrando da população a adoção de medidas de distanciamento, bem como o uso de máscaras nos locais públicos.

Edição: Eduardo Miranda