Rio de Janeiro

últimas notícias

Com 76,2% dos casos, Rio de Janeiro é o estado com maior número de registros da variante Delta

Ao todo, são 97 casos da variante identificados no Brasil; confira o calendário de vacinação desta semana na capital

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Lojas centro Niterói
Até o momento, os registros foram feitos em 12 municípios do estado do Rio de Janeiro - Jaqueline Deister

O estado do Rio de Janeiro registra o maior número de casos da variante Delta no país. Ao todo, são 97 casos da variante Delta do coronavírus identificados e notificados no Brasil, segundo informado pelo Ministério da Saúde, no último domingo (18). O estado do Rio de Janeiro responde por 76,2% destes casos, com 74 casos. 

A Delta tem se mostrado amplamente transmissível e preocupa agentes de saúde por conta da velocidade de contágio.

Leia mais: ‘Falta de coordenação nacional atrasa vacinação’, diz médica ao Programa Bem Viver

De acordo com o governo do estado, no último sábado (17), foram confirmados mais 63 casos da variante, do total de 380 amostras processadas. Até o momento, os registros foram feitos em 12 municípios do estado. Somente na cidade do Rio a prefeitura confirmou mais 16 casos neste fim de semana, totalizando 23 identificados ao todo na capital.

Os novos municípios com identificação de casos da variante Delta são: Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Maricá, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados. Em Seropédica, São João de Meriti e Rio de Janeiro, já havia sido identificado casos anteriormente

Além dos casos registrados no Rio, no Maranhão foram registrados 6 casos, há outros 9 no Paraná, 3 no estado de São Paulo, 2 em Pernambuco, 2 em Goiás e 1 em Minas Gerais, segundo última atualização do Ministério da Saúde.

Vacinação na capital

Nesta segunda-feira (19), a cidade do Rio vacina mulheres com 36 anos. De acordo com o cronograma estipulado no calendário de imunização do município, até o final da semana, todos os moradores com 35 anos ou mais devem estar vacinados.

O calendário ainda prevê que a vacinação dos moradores que têm 33 anos ou mais deve ser concluída até o final do mês.

Nesta semana, o cronograma apresenta duas datas de repescagem para quem perder o dia de imunização. A próxima quarta-feira (21) será destinada à repescagem de homens e mulheres a partir de 36 anos. Já no sábado (24), a faixa atendida será ampliada e quem tem mais de 35 anos poderá receber a vacina.

Edição: Mariana Pitasse