Pernambuco

VACINAÇÃO

Petrolina inicia cadastro da “xepa” da vacina contra covid-19

Critério para aplicação das doses é a idade; quem tentar escolher vacina aplicada pode ir para o fim da fila

Brasil de Fato | Petrolina (PE) |
Doses serão aplicadas próximo ao fim do expediente ou próximo à validade das doses - Prefeitura Municipal de Petrolina

A partir desta segunda (12), toda a população de Petrolina a partir de 18 anos já pode se inscrever para receber as doses remanescentes de vacinas contra a Covid-19, que vendo chamada de “xepa da vacina”. A aplicação será feita a partir de uma lista de espera. Para se cadastrar é só acessar um formulário disponibilizado pela Prefeitura de Petrolina.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a aplicação das doses será feita da mesma forma que outras cidades que já adotaram o método da xepa estão fazendo, com as doses sendo aplicadas próximo ao fim do expediente ou próximo à validade das doses, já que, após abrir os frascos, as doses só podem ser aplicadas após algumas horas. O objetivo é evitar o desperdício das doses.

Antes, as doses que sobravam dos pontos de vacinação na cidade estavam sendo aplicadas nas pessoas acamadas, porém, a cobertura vacinal desse público já alcançou quase sua totalidade, por isso, a partir de agora será seguida a lista de inscrição, priorizando o critério da faixa etária. Para receber a vacina é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto, Cartão SUS ou CPF, além de um comprovante de residência.

Fim da Fila

Na última semana, a prefeitura do município também afirmou que adotou medidas para todas as pessoas que agendam e rejeitam a vacina que está sendo ofertada no momento da aplicação. Hoje, o município conta com imunizantes CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen, distribuídos aleatoriamente em cada posto de vacinação.

Desde a última sexta (09), quem se recusar a ser imunizado com a vacina ofertada irá para o fim da fila da sua faixa etária e continuará a ser agendado para a vacina disponibilizada no momento. A pessoa que recusar a dose oferecida terá que assinar um termo de recusa assumindo a responsabilidade pela sua decisão. Caso se negue, duas testemunhas assinarão o documento.

 

Edição: Vanessa Gonzaga