Ceará

Violência

Em Fortaleza, mulheres organizam ato em repúdio ao caso de agressão envolvendo DJ Ivis

O ato está marcado para acontecer amanhã (14), a partir das 10h, na Praça da Imprensa.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A programação contará com intervenções artísticas, falas políticas pelos coletivos e representações da luta feminista no estado do Ceará. - Foto: Sindmetalsjc

Amanhã (14), acontecerá o ato “Mulheres Cearenses Denunciam Agressor DJ Ivis”, com previsão de início às 10h, na Praça da Imprensa, localizada no bairro Dionísio Torres. O ato, de acordo com Victória Kelvia, estudante de ciências sociais, militante da juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT), é um movimento auto-organizado por coletivos partidários e movimentos populares e feministas. Ela explica que a ação está sendo direcionada como um repúdio e denúncia ao caso de violência contra mulher que caiu na mídia esses últimos dias que foi o caso do DJ Ivis, que aconteceu no Ceará. “Então nós mulheres sentimos a necessidade de construir um ato”.

A programação contará com intervenções artísticas, falas políticas pelos coletivos e representações da luta feminista no estado do Ceará além de debater sobre a banalidade da violência contra a mulher pela sociedade “e também denunciar o governo Bolsonaro que fortaleceu esta chaga que é a violência de gênero”. Victória afirma que a manifestação também pedirá a punição do agressor DJ Ivis. “Este caso está presente no locus popular, e gosto de dizer que esse caso reacendeu a sociedade para a luta contra a violência de gênero e percebemos o quanto esses casos não são isolados e acontecem por aqueles que estão presentes no pensar popular”.

A organização do evento lembra que é importante seguir os protocolos de segurança contra a covid-19 como evitar aglomeração e o uso obrigatório de máscaras.

Aumento no número de seguidores

Após a divulgação das imagens da agressão na internet, o DJ Ivis teve um acréscimo no número de seguidores. Para Letícia Vasconcelos, do setor de mulheres do Levante Popular da Juventude esse dado representa um reflexo de “como os homens de nossa sociedade se identificam com esse sujeito e para além disso, mostra uma certa espetacularização da violência, algo bem recorrente na nossa sociedade construída a partir da cultura da violência”.

Questionada sobre quais redes de apoio que as mulheres têm, ou teriam que ter, nesses casos de violência, Letícia informa que a delegacia da mulher cumpre um papel essencial nessas situações, uma luta histórica que deve principalmente nesses momentos ser reconhecida e reafirmada, para além disso a casa da mulher brasileira que também é fruto de muita luta.

Serviços

Ato “Mulheres Cearenses Denunciam Agressor DJ Ivis”, nesta quarta-feira (14), a partir das 10h, na Praça da Imprensa, localizada no bairro Dionísio Torres.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Monyse Ravena