Rio de Janeiro

últimas notícias

Vacinação no Rio: segunda dose da AstraZeneca pode ser antecipada no estado

Com a nova decisão, cidades passariam a permitir que a segunda dose seja aplicada a partir de 8 semanas após a primeira

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Pelo menos cinco estados já estão permitindo a antecipação da segunda dose da AstraZeneca - Breno Esaki / Agência Saúde-DF

O estado do Rio de Janeiro pode antecipar a segunda dose da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 para todos os municípios. A informação foi dada pelo presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio (Cosems-RJ), Rodrigo Oliveira, secretário de Saúde de Niterói, na região metropolitana, ao jornal Extra.

Leia também: Mesmo com implacável bloqueio imposto pelos EUA, Cuba não ficou de fora da corrida da vacina

Hoje o intervalo entre as duas injeções previsto no estado é de 12 semanas. Com a nova decisão, o estado passaria a permitir que a segunda dose seja aplicada a partir de 8 semanas após a primeira. 

Pelo menos cinco estados já estão permitindo a antecipação da segunda dose do imunizante, entre eles, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Santa Catarina. Os principais motivos justificados pelos governos estaduais são aumentar a parcela da população totalmente imunizada e evitar ultrapassar o prazo de 12 semanas entre as doses.

A proposta já teria sido aceita pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e seu comitê científico. No entanto, não tem ainda o apoio do Ministério da Saúde. 

A intenção do Cosems é publicar nos próximos dias uma deliberação conjunta, assinada por estado e municípios, no Diário Oficial do estado. O texto não vai impor, mas permitir que as cidades adotem o novo cronograma, caso seja possível.

Edição: Mariana Pitasse