EDUCAÇÃO

Mutirão solidário no RJ de apoio para inscrição no Enem chega ao fim nesta semana

A ação é da Podemos+, que constrói o Pré-Vestibular Popular do Cerro Corá e os cursinhos de Escrita e Leitura Acadêmica

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Alunos e voluntários da rede Podemos+ na sede do curso pré-vestibular na comunidade Cerro Corá, no Cosme Velho (RJ) - Foto: divulgação

A ação solidária do 2° Mutirão de Inscrições para o Enem, realizada pela rede de cursinhos populares Podemos+ , chega ao fim nesta semana. A iniciativa, que é organizada pelo Levante Popular da Juventude, vai até esta quarta-feira (14) e busca ajudar estudantes que estão com dificuldade de se inscrever no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). 

Em reportagem do Brasil de Fato, a coordenadora nacional do Podemos+, Gheidlla Jheynnata Mendes, explicou que o mutirão é realizado de duas formas: com pontos fixos espalhados pelos estados - com a ajuda daqueles que se inscreveram para serem voluntários - e também com atendimento tira-dúvidas de maneira remota, seja por ligação ou Whatsapp, para os casos daqueles que conseguem acesso.

As pessoas com dificuldades de fazerem suas inscrições podem pedir apoio por meio de um formulário online. O mutirão está em seu segundo ano e, de acordo com Jheynnata, o principal obstáculo é o desânimo acarretado pelas condições precárias oferecidas no primeiro ano de pandemia aos estudantes.

“Neste ano, o nosso desafio é conseguir realizar essas inscrições para o Enem, para quem não tem acesso a computador, à internet e também para quem está desanimado e desanimada. Nós tivemos, no ano passado, o maior índice de abstenção da prova do Enem de todo o seu tempo de existência”, conta ela.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a Podemos+ constrói o Pré-Vestibular Popular do Cerro Corá e os cursinhos de Escrita e Leitura Acadêmica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Universidade Federal Fluminense (UFF) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que têm funcionado de modo remoto durante a pandemia. A ação nas universidades busca contribuir com a permanência e o acolhimento estudantil no meio universitário. Ao todo, são mais de 100 alunos contemplados pelas iniciativas.

Leia mais: UFMG oferece curso preparatório gratuito para o Enem para imigrantes

A rede de cursinhos populares Podemos+ surgiu em 2017, por meio da partilha de iniciativas que já vinham sendo realizadas por jovens de todo o Brasil, durante o 3º Encontro Nacional do Levante Popular da Juventude. A iniciativa é baseada nos princípios de educação popular propostos por Paulo Freire e tem atuação em 15 estados.

As pessoas interessadas podem entrar em contato pelo email [email protected] ou pelo Instagram @cursinhospodemosmais.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister