Violação de direitos

Ao ameaçar territórios indígenas, PL 490 também prejudica a saúde da população originária

Proposta inviabiliza a demarcação e promove a abertura de áreas protegidas ao agronegócio, à mineração e a hidrelétricas

Ouça o áudio:

Manifestação contra o Marco Temporal e o PL 490, ocorrida em Porto Alegre, no fim do mês passado - Isabelle Rieger
“Saúde indígena implica em considerar as formas de ocupação dos territórios pelos indígenas"

No último dia 23, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, por 40 votos a 21, a tramitação do Projeto de Lei (PL) 490. O projeto inviabiliza a demarcação de terras indígenas e promove a abertura dos territórios ao agronegócio, à mineração e à construção de hidrelétricas. A aprovação na CCJ é o primeiro passo para que uma matéria vá a votação em plenário.

:: Câmara aprova projeto que ameaça futuro de indígenas em benefício de ruralistas ::

Abarcando outros 20 projetos de lei com diversos pontos considerados como retrocesso para as populações indígenas, como o Marco Temporal e a tentativa de regularizar a mineração, o texto é visto como uma ameaça.

Com o apoio de ruralistas e bolsonaristas, que têm pressa na aprovação, o texto do relator, Arthur Oliveira Maia (DEM-BA), gera questionamentos sobre sua constitucionalidade, já que tem a pretensão de relativizar o direito - garantido na Lei Maior - do usufruto exclusivo das terras demarcadas pelos povos indígenas. 

:: Entenda o “bolo de retrocessos” contra os indígenas que o PL 490 carrega ::

O artigo 231 da Constituição reconhece que "as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se à sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes".

De acordo com a médica sanitarista Ana Lucia Pontes, é preciso entender a relação direta entre a saúde da população indígena e seus territórios. “Saúde indígena implica em considerar as formas de ocupação dos territórios pelos indígenas e, principalmente, também a posse e usufruto exclusivo desses territórios e ecossistemas”, explica.

Além disso, ameaças a territórios indígenas fizeram com que muitas doenças se espalhassem, causando epidemias que afetaram diretamente essa população e resultaram em muitas mortes.

No próximo dia 25 de agosto, será julgado o recurso extraordinário com caráter de repercussão geral para demarcação das terras indígenas no Supremo Tribunal Federal (STF).

O julgamento é referente à reintegração de posse de território indígena em Santa Catarina ocupado por esses povos, que prevê a proposta do Marco Temporal. Se o STF rejeitar, vai reforçar a inconstitucionalidade do PL e haverá uma possibilidade de luta.

::O STF precisa acabar com o uso do “marco temporal” para saqueio aos povos indígenas::

Edição: Vinicius Segalla