Sigilo

CPI da Covid pede inclusão de Witzel em programa de proteção à testemunha

Governo do RJ já teria recebido ofício da ministra Damares encaminhando o pedido; ministério não confirma informação

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Em depoimento público na CPI, no último dia 16, Witzel afirmou que a “máfia na Saúde do Rio tem dono" - Brunno Dantas/TJ-RJ

O ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC) pediu à CPI da Covid no Senado a adesão, junto com sua família, ao programa de proteção à testemunha. A solicitação para a entrada no programa já foi enviada pelo presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Leia também: Witzel diz que foi perseguido por Bolsonaro após investigação do caso Marielle

O ministério informou em nota pública que não pode informar, por necessidade de sigilo, se o pedido foi ou não acolhido. No entanto, segundo informações que circulam na imprensa, o governo do Rio já teria recebido o ofício da ministra Damares Alves encaminhando a inclusão do nome do ex-governador e de sua família no programa estadual de proteção a testemunhas.  

Um depoimento em caráter de sigilo de Witzel à CPI estava marcado para a próxima sexta-feira (9). Porém, o ex-governador afirmou que só vai retornar à comissão quando for incluído no programa de proteção. 

Em depoimento público na CPI, no último dia 16, Witzel afirmou que a “máfia na Saúde do Rio tem dono". Ele também fez críticas ao governo e ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em relação à montagem de hospitais de campanha, à entrega de equipamentos, à abertura de leitos e à demora para adoção do auxílio emergencial.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse