Rio de Janeiro

Covid-19

Pesquisa de vacinação em massa em Paquetá (RJ) aponta eficácia de até 90% entre imunizados

Seguindo os passos de Paquetá, o município de Angra dos Reis terá vacinação em massa na Ilha Grande neste sábado (10)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
As conclusões foram apuradas com a testagem da presença de anticorpos contra o coronavírus em todos os moradores da ilha - Divulgação Prefeitura do Rio

O experimento de vacinação em massa realizado na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, já aponta os primeiros resultados. A pesquisa, chamada de "PaqueTá Vacinada", indica que a vacina confere 90% de proteção após a segunda dose. O resultado independe de que laboratório é o imunizante. 

Leia mais: Rio pede autorização para vacinar maiores de 12 anos em estudo na Ilha de Paquetá

As conclusões foram apuradas com a testagem da presença de anticorpos contra o coronavírus em todos os moradores da ilha depois de serem vacinados. 

Segundo as informações da Secretaria municipal de Saúde, 21% dos menores de 18 anos, não vacinados, tinham anticorpos para a covid-19. Entre os adultos não vacinados, essa taxa foi de 40%. Já entre os que tomaram as duas doses, esse índice ficou em 90%.  

Antes da vacinação em massa na ilha, de 1,5 mil moradores, que aconteceu no último dia 20, 1.971 habitantes do bairro já tinham tomado pelo menos a primeira dose da vacina e outros 1.344 já tinham tomado também a segunda. 


A Ilha de Paquetá está localizada em meio à Baía de Guanabara, a cerca de 15 quilômetros da estação das barcas na Praça XV / Foto: Jaqueline Deister

A medida de vacinação em massa faz parte de um estudo que tem como objetivo avaliar cientificamente o comportamento do vírus após a imunização em larga escala no local. A pesquisa também tem o propósito de verificar se a primeira dose do imunizante já garante um bom nível de proteção coletiva ou se isso só acontece após a segunda dose.

Números mais detalhados serão apresentados à prefeitura pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição responsável pelo estudo, nas próximas semanas. 

Vacinação em Ilha Grande

Seguindo os passos de Paquetá, o município de Angra dos Reis terá vacinação em massa na Ilha Grande neste sábado (10). A imunização vai contemplar todos os moradores acima de 18 anos. A expectativa é que 2,5 mil pessoas recebam a imunização da vacina da Janssen, que tem dose única. 

A medida, no entanto, não faz parte de um experimento como na Ilha de Paquetá. 

Para o mutirão de sábado serão mobilizados 60 profissionais da secretaria municipal de Saúde, além do apoio de colaboradores. A Prefeitura de Angra informou que vai montar pontos de vacinação fixos na Casa da Cultura da Vila do Abraão, ESF Provetá, ESF Marítima, ESF Araçatiba e ESF Enseada das Estrelas. 

Para as praias que não possuem unidades de saúde, os profissionais vão se deslocar até os locais. A orientação da prefeitura é que os moradores entrem em contato com os seus agentes comunitários de saúde para mais informações.

Edição: Mariana Pitasse