Rio de Janeiro

Coluna

Prato cheio | No clima das festas juninas, confira a receita de canjica vegana

Imagem de perfil do Colunistaesd
O milho de canjica, também conhecido como mungunzá, é uma das variedades de milho muito consumidas no Brasil - Arquivos Cozinha da Matilde
Preparo é uma boa opção para o inverno, nas noites de frio ou até como um lanchinho da tarde

O mês de junho chega e não dá pra fugir das receitas de festa junina. Uma das festas mais celebradas no Brasil deve vir acompanhada de preparações tradicionais.

As celebrações juninas (atualmente dentro de casa) coincidem com o período de inverno e nos convida a cozinhar mais, esquentar a casa, e comer preparações muito saborosas e nutritivas.

Muitas das preparações típicas da festa de São João são à base de milho: milho verde cozido, curau, pamonha, pipoca, bolo de fubá, canjica.

Pela sua versatilidade, boa produção, baixo preço e boa composição de nutrientes, o milho é um dos alimentos mais usados para a base da nossa alimentação há milênios. Acredita-se que o milho é originário do México, de onde foi levado para outras regiões da América Latina, do Sul e do Norte, pela população indígena.

A partir da domesticação do milho, várias espécies foram sendo criadas, de acordo com as características da região que nasciam. Existem muito tamanhos e colorações de espigas, o milho amarelo é apenas um deles.

É extremamente importante preservarmos a diversidade de espécies de milho e outros alimentos, como uma forma de manter o ambiente equilibrado, diminuindo possibilidade de pragas, redução de transgênicos e agrotóxicos, assim como manter o direito de escolha e autonomia do camponês e a cultura alimentar.

O milho de canjica, também conhecido como mungunzá, é uma das variedades de milho muito consumidas no Brasil. Geralmente é servido como um caldo doce nas festas juninas e como oferecimento para orixás, mas também pode ser visto em preparações salgadas em cidades do interior.

A receita a seguir é uma versão vegana da canjica doce, geralmente feita com leite de vaca e leite condensado. É uma boa opção para as noites de frio e até como um lanchinho. Se aqueçam e aproveitem!

CANJICA

Ingredientes:

250g de Canjica

1 litro de água

500 ml de leite de coco (de preferência caseiro)

250g de amendoim cru

½ xícara (chá) açúcar demerara

1 unidade grande de canela em pau 

Sementes de 3 bagas de cardamomo (opcional)

Coco seco ralado para servir

Como fazer:

Deixe a canjica e o amendoim de molho, de 8 a 12 horas, em recipientes diferentes; depois desse tempo, escorra a água – reserve o amendoim com um pouco de água nova e coloque a canjica para cozinhar na panela de pressão, com 1 litro de água. Após a panela apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.

Verifique se saiu toda a pressão da panela antes de abrir. Adicione o leite de coco, o amendoim (não esqueça de retirar a água de remolho), a canela, o cardamomo e o açúcar. Após ferver, deixe em fogo médio por 30 minutos.

Sirva em uma tigela com coco ralado e canela em pó.

Rendimento: 6 a 8 porções

Edição: Mariana Pitasse