Rio Grande do Sul

SAÚDE MENTAL

Assembleia Legisltativa do RS reativa Frente em Defesa da Reforma Psiquiátrica

Proposta pelos deputados Valcedi Oliveira e Zé Nunes, a instalação da Frente ocorreu na tarde desta segunda-feira (28)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Por conta das medidas de distanciamento social, a solenidade ocorreu de forma mista - Reprodução ALRS

“Nenhum passo atrás. Manicômios, nunca mais", afirmou a deputada federal Erika Kokay (PT) no ato de instalação da Frente m Defesa da Reforma Psiquiátrica, reativada nesta segunda-feira (28), na Assembleia legislativa do Rio Grande do Sul. Proposta pelos deputados estaduais petistas Valdeci Oliveira e Zé Nunes, a reativação da Frente foi impulsionada pelo aumento da demanda por cuidados e atendimento à população em relação à saúde mental, principalmente em virtude da pandemia, e as frequentes mobilizações de segmentos sociais conservadores cujo foco é o retrocesso da legislação, tanto em âmbito estadual como federal. Por conta das medidas de distanciamento social, a solenidade ocorreu de forma mista, com a maioria dos participantes de forma virtual.

Além dos parlamentares proponentes e da deputada federal Erica Kokay, coordenadora da Frente Parlamentar Ampliada em Defesa da Luta Antimanicomial, Reforma Psiquiátrica e Saúde Mental da Câmara dos Deputados, o ato contou com a participação do deputado Jeferson Fernandes, Roque Júnior, do Fórum Gaúcho de Saúde Mental (FGSM) e Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila), entre outras lideranças do setor. 

Segundo os deputados proponentes, a retomada das atividades da Frente, que na legislatura passada fora coordenada pelos ex-deputados Adão Villaverde e Stela Farias, também se deve à iminência de uma nova Conferência Nacional de Saúde Mental, prevista para 2022. Além dos 30 anos do Fórum Gaúcho de Saúde Mental e das duas décadas da Lei Nacional da Reforma Psiquiátrica (Lei 10.216 de 2001). 

"A sociedade precisa ficar alerta, pois, apesar dos avanços inquestionáveis da Lei 10.216, há muitos interesses políticos e econômicos se voltando pelo retrocesso, para que se volte a tratar as pessoas com quaisquer distúrbios de forma que estas fiquem isoladas da comunidade e do convívio social", afirmou Valdeci, destacando que a Frente hoje instalada contou com o apoio de 73 organizações da sociedade civil.

Somente no RS, a legislação abarcada pela Reforma Psiquiátrica fez com que se criasse aproximadamente 270 serviços especializados de Atenção em Saúde Mental, além de inúmeras ações de cuidado na Atenção Básica e rede hospitalar. Estes estão espalhados por todas as regiões do estado e promovem cuidado e atenção no território dos usuários e usuárias, sem abrir mão do direito humano à liberdade. 

Os parlamentares proponentes lembraram também que existe uma proposta de revogação da legislação, que chegou a ser assinada pelo ex-ministro da Saúde, general da ativa Eduardo Pazzuello, e que objetiva acabar com programas como "De volta pra casa", com equipes do "Consultório na Rua", com serviço residencial terapêutico, além de CAPS assistenciais a usuários de álcool e outras drogas. "Só voltaram atrás, e mesmo assim de forma temporária, porque houve uma grande repercussão negativa junto a várias entidades da sociedade civil e conselhos profissionais ligados à saúde mental", apontou Zé Nunes.

Conforme destacaram em suas falas, a saúde e as políticas sociais como um todo sofrem, desde 2016, um processo de grave desmonte no país, que é vendido para opinião pública como uma necessária redução de gastos para o Estado não quebrar e para a economia não desaquecer. Para os parlamentares, se trata de uma falácia.

"É nosso dever mostrar que esse modelo que desmonta a saúde, a saúde mental, a educação, a assistência social, a agricultura familiar e as políticas sociais como um todo não aquece a economia, não gera empregos e é responsável, sim, pela fragilização da vida e pelo adoecimento de muitos brasileiros e brasileiras, especialmente os mais vulneráveis. Nós vamos enfrentar essa realidade como mais desmontes das políticas de saúde e de saúde mental, com mais cortes orçamentários e mais ajustes fiscais?", indagou Valdeci.

Por sua vez, Nunes defendeu o fortalecimento da luta antimanicomial, que no estado conta com uma ação muito forte do Fórum Gaúcho de Saúde Mental, movimento que completou 30 anos de atuação neste ano. "Que a Frente em Defesa da Reforma Psiquiátrica reforce essa luta, que é coletiva, que é plural, que é civilizatória. Criar depósitos de gente espalhados pelo país só vai excluir milhares de pessoas do direito à saúde e do direito à vida, o qual é previsto na nossa Constituição Federal e que deveria ser seguido por todos", ressaltou o parlamentar. 

Após a solenidade de instalação da Frente, foi realizado o painel "Amai-vos uns aos loucos: histórias e desafios em saúde mental", que reuniu nomes como Sandra Fagundes, psicóloga e psicanalista e ex-secretária da Saúde do RS; Pedro Delgado, professor, médico psiquiatra e ex-coordenador nacional de saúde mental do Ministério da Saúde; Sandra Lopes, representante dos familiares do Fórum Gaúcho de Saúde Mental; Leonardo Pinho, presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) e ex-presidente do Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH); Ana Maria Pitta, da Universidade Católica de Salvador e consultora em saúde mental da Organização Pan-Americana da Saúde;  Marcos Rolim, ex-deputado e professor de pós-graduação em Direitos Humanos da UniRitter; Claudionei Ferreira, da Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas (Assumpe); e Dirceu Luis Rohr, oficineiro da Geração de Trabalho e Renda na Reabilitação Psicossocial (GerAção PoA). A atividade também contou com a intervenção artística feita pelo ator e diretor de teatro Cid Fernandez Curte Branco.

*Com informações da Assembleia Legislatativa do RS 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira